terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval

Ahistória do Carnaval iniciou  no século XI com a implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Foi esse longo período de privações que se incentivou várias festividades antes da Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Para alguns historiadores a palavra "carnaval" está relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".


O uso de máscaras nos bailes veio do período do Renascimento, juntamente com ricas fantasias e os carros alegóricos. Hoje o carnaval ainda é considerado uma forma de festa bastante tradicional, porém, em minha opinião vem tomando ares diferentes. Estamos nos esquecendo do verdadeiro sentido do Carnaval e passamos a maior parte do tempo sem consciência do que estamos fazendo. A alegria vem se confudindo com a libertinagem, com a bebedeira, com o "pode tudo". Para mim o Carnaval é mágico, é o momento em que podemos brincar com amigos compartilhando a alegria de não termos maiores obrigações a não ser dançar, pular ao som mágico dos carros de som. E porque as religiões criticam tanto essa alegria? Má interpretação do livre arbítrio sempre existirá! Tanto que vemos pastores extorquindo dinheiro dos mais necessitados de amor, padres fazendo mau uso da batina, espíritas sem boa fé, etc...são tantas as barbárias que lemos que podíamos não crê em Deus. Mas sabemos que infelizmente nem todos tem fé. Assim como nem todos sabem se divertir. Vamos continuar a usar máscaras, fantasias, pular, ir a bailes, festejar esta festa que de nada tem de pagã. E buscarmos ver no próximo a alegria de viver.

Nunca vou esquecer quando estava em um camarote e ao olhar para a multidão identifiquei um rapaz que pulava loucamente, com um sorriso de fazer inveja, participando de uma festa que podia não lhe ser permitido, pois pasmem ele tinha uma única perna. Meus olhos se encheram de lágrimas ao vê-lo tão feliz numa festa de empurra-empurra, mas todos ao redor a ajudá-lo para que o mesmo pudesse pular tranquilamente sua festa...Ali eu vi Deus!!!

                                                                         Feliz Carnaval...

Arquivo do blog