domingo, 2 de maio de 2010

Lavar as mãos.

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

O ato de lavar as mãos, em regra geral, significa limpar as mão da sujeira fazendo uso de água e sabão. Mas pode ser também se excluir de uma opinão, de uma decisão, de uma atitude. Escolher, decidir!!!

Hoje recebi um e-mail de uma amiga sobre a Escolha de Sofia. Creio que a maioria sabe a história deste mulher judia que teve que escolher um dos filhos para levar consigo pois o outro iria para o campo de concentração nazista. A escolha pelo filho mais forte foi uma decisão difícil, pois significaria a provavel morte deste amado filho...Mas na vida, as vezes, temos que fazer escolhas difíceis sim, o que nos resta é analisar, ponderar, como esta mulher o fez, quem ira se sair melhor, qual o maior benefício ou quem realmente irá se beneficiar com sua posição ou com sua escolha. O que me leva a um outro tema: Maria Vai com as Outras!



Li este artigo no site do administrador: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-e-um-maria-vai-com-as-outras/44525/. Como podemos definir um Maria Vai Com as outras? Observando alguns acontecimentos recentes em sala de aula, como por exemplo, podemos citar o momento em que o aluno se vira para a professora que esta sendo acusado de ser má professora, ou de ser autoritária ou arbitrária,  por uma determinada(o) aluna(o) e este outro aluno se vira para a professora e diz: - professora eu não concordo com os meus colegas mas prefiro não dar minha opinião para não ir de encontro contra eles, afinal são meus colegas. Ou cala para não se expor com vergonha do que seu colegas irão pensar dele. Fazendo exatamente o que se esperava de quem não tem opinião própria. Sendo um Maria Vai Com as Outras..
Estamos a beira das eleições e mais uma vez temos que opinar, fazer escolhas.  A frase acima  de Edmund Burke me leva a pensar nas eleições, onde temos que decidir sobre os personagens do PT e do PSDB.                                                 Sabe esta sendo difícil saber em quem votar, pois enquanto recebo e-mails falando mal do PT e em especial da presidenciavel Dilma Rouseff leio também elogios rasgados ao Lula na revista Times elegendo-o uma das pessoas mais influentes do mundo.  Então como leiga total no assunto, afinal como decidir? Realmente só estudando o perfil destes personagens, desta forma, sim terei minha própria opinião. Então façam as suas leituras e pesquisas, mas nao lavem as mãos.
                                                                                                                                                                                                            Agora vamos ao ponto que realmente quero chegar o nosso dia-a-dia onde quando somos levados a tomar posições  de quem nos questionam, sobre nossa opinião, sobre qual o nosso lado, sobre qualquer coisa onde temos que concordar ou discordar com algo ou com alguem. Alguns costumam dizer que preferem não dar sua opinião para não ir de encontro com os colegas, outros preferem ficar calados, mas na verdade você esta concordando que o que esta sendo feito ou dito. Na vida temos que ter opinião propria, saber defende-las, e saber reconhecer se estamos certos ou errados, voltar atras se preciso for para nao sermos injustos.

 Nao opiniar nos leva a Pilatos quando lavou as mãos permitindo na verdade que culpassem a Cristo por seus medos. Medo do Conhecimento, medo do poder da Liderança. Não, não vamos fazer parte daqueles que nao tem opinião própria, nem que preferem calar para não ir contra um colega, uma turma ou um superior. Não vamos permitir que usem nossa voz para fazer inocentes serem culpados ou para fazerem com que alguém seja sacrificado por conta de quem é incompetente.

O estudo é e sempre será sempre nossa maior arma contra nossa própria ignorância.                                                                                 ESTUDE e ensine seus filhos, colegas, amigos a estudarem também. A darem a opinão sempre que ela for solicitada. Para não terem medo de nada. A não ser de serem incapazes de decidir por si mesmo.


Opine, fale, se faça ouvir, esta é a sua arma para combater a corrupção, a falta de amor, a falta de compreensão, a falta de justiça.

Arquivo do blog