terça-feira, 14 de setembro de 2010

Poema de William Shakespeare

Poema da Ética


Ética e Moral

Ter Ética? Ter Moral? Será a mesma coisa? O mesmo significado? O que hoje preciso é falar sobre estes dois temas: Ética e Moral. Não sei dizer se por conta das Eleições ou por conta que hoje venho trabalhando muito estes temas com meus alunos. Mas preciso falar. Falar e tentar convencê-los que apesar do caminho ser difícil pode ser possível sim você ser Ético e manter uma conduta moral compatível com seus atos éticos.

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Segundo o Professor Vanderley de Barros Rosa a diferença entre ética e moral acontece de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática

Patrícia Silva em seu artigo sobre Moral e Ética define "normas morais" como regras de convivência social que apesas de importantes nem sempre são efetivamente cumpridas. Para a autora as normas morais obedecem sempre a três princípios:

  • o auto-obrigação;

  • o universalidade;

  • o incondicionalidade;
O Professor Vanderlei de Barros Rosa chega a conclusão de que:
A Ética é algo que todos precisam ter;
Alguns dizem que têm;
Poucos levam a sério;
Ninguém cumpre à risca...
  
“Nosso desafio é moral e ético. Temos de desenvolver valores morais, mas evoluir nos princípios fundamentais da vida” (Dulce Magalhães) 

 Mas quem não faz confusão entre Ética e Moral e o motivo disto está na Etimologia onde ética vem do grego “ethos”  e moral do latim “mores”, significando costume, dai a ética tem seu correlato no latim “morale”, com o mesmo significado: conduta, ou relativo aos costumes. Por conta da origem da palavras que ética e moral são vistas como sinônimas. Faz-se necessário entender a diferença entre ética e moral. Apesar de possuírem a mesma raiz etimológica, seus significados se apresentam de forma distinta. A moral é um conjunto de valores e critérios da cultura e, portanto, varia no tempo e no espaço. A ética, não.

Ao longo de nossa existência temos leis próprias que não foram criadas por nós, mas a qual regulam toda a vida em sociedade.

Ao buscar na internet exemplos sobre ética achei o caso que aqui relato, postado por Antoni Bigcuori:
 
Aconteceu com a Dona de casa, a senhora MÁRCIA MIRANDA, do município de Boituva, perto de São Paulo, Capital. Pois bem, ela recebia uma ajuda de custo do bolsa família de R$15,00 (quinze reais) mensais, pois estava desempregada e esta quantia irrisória iria ajudá-la nas despesas da casa. Pois lá um belo dia, arrumou emprego com carteira assinada, como doméstica na casa de um empresário local e, num exemplo de ética e moralidade, DEVOLVEU o cartão do bolsa família.
E que tal uma historinha sobre Ética?

O garçom informa ao pai:


- Sua filha não precisa pagar pelo almoço: O buffet não cobra até 8 anos.


Mas o pai apressa-se a esclarecer:

- A menina já completou 8 anos.


A criança parece muito mais jovem, e o garçom diz surpreso e impressionado: - Eu não saberia que ela tinha 8 anos !


Com serenidade, o pai aponta para a filha e enfatiza: - Sim, certamente você não saberia a diferença... Mas ela sabe e jamais esquecerá !


E porque é tão difícil ser ético? Há quem afirme que é por conta de nossa herança animal. Pois temos que ser humanos superando nossas limitações animal.(PADILLA)

A gente percebe que ética é uma forma como o homem deve se comportar no seu meio social, então, para isto precisamos dar exemplos. Exemplos a serem seguidos por nossos filhos. Sempre dizemos que o futuro é das crianças então vamos trabalhar a moral diante destas crianças para que elas aprendam com bons exemplos como ser um cidação ético.

Se a moral é vista como de caráter prático, imediato e individual. E é a MORAL quem dita o que devemos ou não fazer e como fazer mais do que antes devemos nos cercar de bons exemplos das pessoas mais próximas ou de quem admiramos.

O que se percebe é que estas duas palavras andam sempre juntas. Enquanto faço reflexões éticas tenho por base uma conduta moral.

E você? Qual será a sua conduta moral diante das eleições que temos por ai? Qual o papel da Ética neste contexto eleitoral? Reflitam um pouco antes de votar. Está em suas mãos o futuro do país. Não vale dizer que não tinha como mudar! Bastava você ter mudado de atitude:Ter sido ético nos julgamos de juízo sobre os futuros eleitos!
Referências:

BIGCUORE, Antoni. Exemplo de Ética.2006. Disponível no site:http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/213665
 
MAGALHÃES, Dulce. Ética e visões de mundo.2010. Disponível no site:http://www.amanha.com.br/negocios-do-sul-internas/37-home-4/556-etica-e-visoes-de-mundo. Acesso em 07.09.2010

PADILLA, Luiz Roberto Nunes. Por que é Difícil ser Ético.2003. Disponível no site: http://www.padilla.adv.br/etica/exemplo/. Acesso em 14.10.2010

ROSAS, Vanderlei de Barros, Afinal o que é Ética. Disponível no site:http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm. Acesso em 07.09.2010

SILVA, Patrícia. Moral e Ética.2006. Disponível no site:http://www.notapositiva.com/resumos/filosofia/moraletica.htm. Acesso em 07.09.2010

Arquivo do blog