sábado, 12 de maio de 2012

13o Convenção de Contabilidade do Estado do Ceará e o Caco Barcelos


Não vou mentir, fui a convenção para ver o Caco Barcelos. Admiro pessoas com coragem e determinação. A Mastermaq Informatica, de quem sou cliente, há mais de 18 anos,  me enviou um convite para a mesma. E valeu cada momento estressante que passei desde o dia 09 até o dia 11.05.2012, período da realização desta convenção.







Estressante porque tive que conciliar consulta médica, aulas presenciais, EAD e Convenção, tudo ao mesmo tempo. Mas como todos sabem, quem quer faz por onde obter o que quer. Enfim, o grande momento: a palestra de Caco Barcelos. Sempre que olhava para o mesmo era como se minha TV estivesse ligada: Profissão REPORTER! Durante toda a palestra,  o qual o mesmo sempre insistia para que interagíssemos, porém, como eu, todos estavam apenas querendo ouvir. Fiz as anotações que acreditei serem pertinentes a classe contábil.


Assim anotei:

  • Base - a verdade;
  • Polícia - negando a verdade dos fatos;
  • Profissão - um desafio;
  • Quem a polícia mata;
  • Ética;
  • O que o leva a correr riscos?
  • Todos temos um bêbado em nosso escritório;
  • Viciado
  • Cegos.

Quando o Caco terminou sua fala, um colega o questionou sobre um determindo fato. Meu coração já estava a pular pela boca de tanta ansiedade em citar minhas anotações. Minha cabeça fervia com os pensamentos sobre o que e como falar. Será que eu seria capaz de me expressar bem? E se ele se ofendesse? Porém ele não parava de responder ao meu colega. Quando finalmente olhou para mim, não resisti: Homem! Mas tu fala demais! E sorri.., meu coração desacelerou e ele respondeu: Mas eu fui convidada para falar! Pedi que com paciência ele escutasse minhas anotações e não se preocupasse em responder de imediato porque eram longas.



  - Caco, você durante sua palestra falou alguns pontos que fui anotando e fazendo um link       com a nossa contabilidade:
           - A base da sua profissão é a VERDADE;  (  A nossa também; )
           - Polícia - negando a verdade dos fatos;      ( As vezes, tambem negamos...)
           - Que a Profissão Reporter é um desafio;    ( A nossa também; )
           - Me perguntei:  A quem a polícia mata?   
           - Então pensei:   A quem devemos matar a verdade ou o nosso trabalho?
  •            Ética;     - Fiquei encantada em saber o quanto falou desta palavra; nós contabilistas vivemos um  grande dilema: até que ponto podemos ser éticos, ou até que ponto posso pedir ao meu cliente que ele pague seus impostos se a TV divulga um sistema de saúde falido e etc;
- Você falou que enquanto taxista tinha um cliente bêbado, rotineiro, que ao entrar já batia no taxímetro e dizia que agora ele era quem mandava; todos, nós, também, temos um bêbado em nossos escritórios;
- Falou em Vícios; Nós somos viciados, amamos nossa profissão;
- Falou em Cegos;..Nós tambem muitas vezes nos fazemos de cegos.

Eu não podia deixar de fazer estas comparações para dizer o quão brilhante achei sua palestra e aqui reafirmo. Então porque não faz uma matéria sobre os contabilistas?
É colegas, é assim que penso. Não é autopromoção, mas admiração por uma profissão que se assemelha aos conflitos vividos por nós contabilistas. A diferença é que não temos respaldo nenhum para uma denúncia. Quem irá pagar nossos honorários se apontarmos à justiça, aqueles que não tem compromisso social e ético? Podemos escolher nossos clientes? Podemos sim, e muitos o fazem; porém doi, revolta, ver maus profissionais bem sucedidos na vida por conta que não ligam para o fator social e ético de sua profissão. Não adianta, negarmos o que aqui escrevo, porque é uma verdade.

E as IFRS? Os CPCs? Serão as balas perdidas, tão faladas, na palestra?

Arquivo do blog