terça-feira, 9 de setembro de 2014

eSocial - traz benefícios para a empresa, contador e governo.

O eSocial é um arquivo de registro da vida laboral do empregado por meio de um canal único de processamento de dados  cuja finalidade é facilitar a vida do contador, da empresa e do governo.




O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.



Do contador porque a maioria das obrigações acessórias serão extintas gradativamente. 

Da empresa  porque para se contratar um empregado  somente será possível com toda a documentação em dia. Haverá um melhor controle sobre os tributos e contribuições a pagar incidentes sobre a folha de pagamento.

Do governo pelo real controle da arrecadação sobre a folha de pagamento; integração das informações diminuindo o tempo de defasagem entre as questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas; diminuição dos custos com auditoria.

O eSocial, ao contrário que alguns pensam, não muda a legislação existente dos direitos e deveres do empregado, mas torna possível a aplicação dela de forma uniforme e correta possibilitando um controle unificado das informações. Na verdade, o que irá mudar será a atitude das empresas, do contador e do governo.

As empresas ficaram mais atentas no cumprimento das legislação sobre os direitos e deveres dos empregados.

O contador que ficará mais atento as modificações na legislação, na escrituração impar das informações relativas a contratação e demissão dos empregados.

O governo sendo um parceiro da empresa e do contador contribuindo para bem informar e orientar a estes sobre a possível mudança na legislação contábil, tributaria, previdenciária e trabalhista; controle efetivo fiscal e tributário, integração das informações como um todo.


E você, enquanto sociedade, consegue visualizar as vantagens que este programa de governo trará para beneficiar a sociedade?

É certo que muitos serão os benefícios do eSocial para a nosso sociedade: maior comprometimento com os benefícios gerados aos beneficiários dos empregados; maior empregabilidade; dinheiro rodando na economia; maior transparência com os direitos tributários e previdenciários.

O eSocial já é uma realidade para as empresas pilotos, e logo, logo, será para todo e qualquer empregador.

Autora: Darlene Maciel.

Arquivo do blog