segunda-feira, 20 de julho de 2015

FIQUE ATENTO! DEPÓSITOS RECURSAIS: NOVOS VALORES SÃO DE OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 1º DE AGOSTO

O Tribunal Superior do Trabalho divulgou, por meio do Ato 397/2015, os novos valores referentes aos limites de depósito recursal, que passarão a vigorar a partir de 1º de agosto deste ano
"O depósito recursal ou judicial trabalhista é uma obrigação que o empregador tem quando deseja recorrer de uma decisão judicial definitiva dos respectivos órgãos jurisdicionais, quando das reclamatórias trabalhistas".
De acordo com a nova tabela os valores passam a ser de: 
  1. R$ 8.183,06 -  para a interposição de Recurso Ordinário;
  2. R$ 16.366,10para os casos de Recurso de Revista, Embargos, Recurso Extraordinário e Recurso em Ação Rescisória.

Os novos valores estão previstos no artigo 899 da CLT e foram reajustados pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC/IBGE no período de julho de 2014 a junho de 2015.
Clique AQUI para acessar o conteúdo do Ato 397/2015.
Fonte:Blog do Trabalho

Trabalhar pelo WhatsApp é hora extra?

Você é daqueles que recebe WhatsApp do chefe, com mensagem sobre o trabalho, antes de chegar na empresa? Que mesmo em dias de folga resolve algum pepino pelo aplicativo? Caso suas respostas sejam afirmativas, saiba que você está fazendo hora extra. E pode até receber por isso. De acordo com artigo sétimo da Constituição Federal, o empregado que prestar qualquer serviço fora da carga horária máxima deve ser remunerado por esse trabalho.

O Ministério do Trabalho (MT) afirma não existir uma norma específica para o uso de aplicativos. O juiz do trabalho, Rodrigo Fonseca, coordenador do MBA Ciências e Legislação do Trabalho do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), explica que a lei assegura o pagamento de horas extras independente do meio utilizado pelo empregado para a prestação de serviço após expediente normal, esteja ele presente ou não no ambiente físico do trabalho, com ou sem o uso da internet ou outros meios virtuais.

Embora as mensagens do WhatsApp possam auxiliar na comprovação de jornada suplementar, pois o aplicativo permite o registro do horário de encaminhamento e recebimento de mensagens, não é possível somente a partir dos registros do aplicativo, determinar o desempenho do empregado fora da carga horária estipulada.

Para provar que presta serviços fora do horário de trabalho é necessário que, além das mensagens dos aplicativos, sejam apresentadas testemunhas, documentos e prova pericial. “Afinal, os registros do WhatsApp apenas indicam o momento exato em que as mensagens foram encaminhadas e recebidas, não servindo para determinar o tempo que o trabalhador haja despendido anteriormente para a realização da tarefa objeto da mensagem”, conclui Rodrigo.

Fonte: JORNAL O POVO

Mude sua vida financeira em 90 dias

É possível colocar as contas em dia e organizar sua vida financeira em 90 dias. Para começar, nos primeiros 30 dias, é preciso anotar todos os gastos, com ajuda de uma planilha, e modificar os hábitos. Na segunda fase, entre o 31º e 60º dia, é necessário classificar os gastos e direcionar o dinheiro. E os últimos 30 dias são para planejar o futuro e fixar o comportamento.

O método está na cartilha Gestão de Finanças Pessoais – Metodologia Cecres (Cooperativa de Crédito dos Servidores da Sabesp), validadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que traz dicas práticas para alcançar os objetivos. Para o autor da publicação e educador financeiro da Cecres, Fábio Barbalho, este é o melhor momento para fazer um diagnóstico.

É necessário identificar se está endividado, para reverter o quadro, ou se tem capacidade para investimentos e aproveitar as oportunidades. “90 dias é o tempo ideal de fixação para um novo comportamento”, informa.

Samy Dana, professor da FGV, responsável pela avaliação e certificação do material, informa que qualquer iniciante tem um ganho na aplicação das técnicas da cartilha e quanto antes começar melhor. “É igual a uma dieta”. Realista Samy sabe da dificuldade em anotar tudo o que se gasta, mas diz isso é fundamental para o consumidor ter conhecimento dos seus gastos e onde é possível mexer.

Samy indica que, dependendo, da situação existe a necessidade de mudar de padrão para poder continuar consumindo e aproveitando momentos de lazer. E, se necessário, é possível recorrer à portabilidade de dívidas para solucionar o problema.

Prática
Ênio Leão, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (Ibef-CE) avalia que em 90 dias é possível trilhar o caminho e definir todos os passos que se deve tomar para resolver os problemas.

Segundo ele, é importante cuidar também da saúde financeira para melhorar a qualidade de vida a longo prazo. “Não adianta apenas quebrar o cartão de crédito. É necessário ter um plano.”, diz. Equilíbrio é a solução.

Cartilha
A publicação auxilia, ainda, em como consumir hoje, amanhã e sempre de forma contínua e consciente. Mantendo reserva financeira para imprevistos; cumprindo metas de curto, médio e longo prazo; na realização de sonhos e como conseguir sua independência financeira.

SERVIÇO

Cartilha Cecres

Planilha de gastos
Passo a passo dos 90 dias

1ª FASE

Do 1º ao 30º dia

MUDE A ROTINA
Anote todos os gastos e formate os dados. Faça diagnóstico e os classifique em: essencial, supérfluo e investimento

2ª FASE

Do 31º ao 60º dia

PLANEJE A ROTINA
Direcione o dinheiro
Introduzir pequenas metas.
Monitore os gastos
 
3ª FASE

Do 61º ao 90º dia

PLANEJE O FUTURO
Direcione o dinheiro de forma mais eficiente.
Orçe quanto é necessário para realizar sonhos.
Fixe o comportamento

6 Pilares para encarar os 90 dias

1. CATIVAR
despertar para o tema

2. EDUCAR
controlar o dinheiro

3. CONHECER
fazer diagnóstico

4. REALIZAR
Transformar sonhos em realidade

5. EQUILIBRAR
Balancear aspectos físicos, mentais, espirituais e materiais

6. SUSTENTABILIDADE
Consumir de forma consciente

Fonte: Jornal o POVO 

Arquivo do blog