sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Os usuários da Contabilidade

Gosto muito de pensar sobre a Contabilidade. Há inúmeros livros sobre este tema. Mas..., para quem serve a "Contabilidade"

Será somente para a empresa? Serve para a dona de casa? Serve para o estudante? Para os profissionais autônomos? Serve para mim? Ou seja, quem são os usuários da Contabilidade?

O usuário é qualquer pessoa que necessita da informação contábil. Desde o dono da empresa até a sociedade como um todo. O dono precisa saber quais os bens que possui, que obrigações tem a pagar, qual o seu lucro...etc. Os empregados precisam saber se a empresa está em condições de pagar os seus salários, garantir os benefícios previdenciários e trabalhistas. O governo controla os tributos devidos pelas empresas e o cumprimento de suas obrigações acessórias. Os bancos se estas estão em condições financeiras de quitar seus empréstimos ou se podem liberar créditos para que elas possam antecipar suas receitas, como por exemplo. Os fornecedores precisam saber se podem vender a prazo, ou seja, se há capacidade de solvência. A dona de casa como cliente da empresa, deseja saber se a empresa atende as suas necessidades e cumpre com as boas normas de sustentabilidade do meio ambiente. E assim, por diante.

O profissional autônomo, apesar de não ser empresa, tem bens para controlar, contas a pagar, etc, como qualquer empresa. O mesmo acontece com as famílias e seu bens e contas a pagar.

Tudo na vida organizacional, pessoa física ou jurídica, precisa de controle, de registro, de apuração, de levantamento de dados. Nós precisamos saber, quanto ganhamos por mês, quanto temos a pagar, e o que fazer com o que sobrar ou como suprir a falta de dinheiro. Nós somos uma empresa, até empregados temos: o doméstico. Temos tributos a pagar: previdência  social e/ou privada, pagamos o Fundo de Garantia, o imposto de renda, o IPTU, o IPVA, e outros mais.

Por tudo isto, nós, qualquer um de nós, somos usuário da Contabilidade.

Na nossa literatura e pensando empresarialmente temos uma definição de cliente, e aqui leia-se "usuários, como internos e externos e com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela empresa devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

Como usuários internos, são todos que fazem parte do nosso dia-a-dia no nosso trabalho. Temos:

a) o titular da firma individual (atualmente, denominado “empresário”), os sócios e os acionistas da sociedade; e

b) os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis, bem como o próprio empregado.

Como usuários externos aqueles que utilizam os dados da empresa e se beneficiam financeiramente. Tais como:

a) os bancos e os fornecedores;

b) o Governo (fiscalização);

c) os auditores externos; e

d) os investidores do mercado de capital (no caso de sociedades anônimas de capital aberto).





E pode ser “Você” quando compra o produto ou serviço do qual necessita.

Texto de minha autoria.

Empregador doméstico: Receita ajusta programa que possibilita o cálculo automático para o pagamento da GPS em atraso

A Receita Federal informa que já está disponível a atualização do programa SALWEB que permite gerar uma GPS para pagamento em atraso dos tributos recolhidos pelos empregadores domésticos.  

A lei Complementar 150/2015, que instituiu o Simples Doméstico, alterou desde o mês de julho, o vencimento dos tributos incidentes sobre os salários pagos aos domésticos para o dia 7. 

No mês passado, quando o programa ainda não tinha sido ajustado, a Receita Federal disponibilizou orientações em sua página e informou que os sistemas eletrônicos de cálculo disponíveis para o contribuinte seriam ajustados para o novo vencimento. 

A partir de agora, o contribuinte pode gerar a GPS diretamente na página da Receita Federal na internet, inclusive para pagamento em atraso dos tributos recolhidos pelos empregadores domésticos.

O programa está disponivel aqui

Fonte: Receita Federal

Arquivo do blog