domingo, 8 de outubro de 2017

Competências para a pratica docente?



O docente esta situado no mundo da disseminação do saber, do fazer e do ser. Como uma ciranda onde há musica, criança e melodia só haverá brincadeira de roda se houver o CHA - Conhecimento (da brincadeira), Habilidades (de mover a roda) e Atitudes (de brincar). 


É neste contexto que o professor se encontra fazendo uso de suas competências que lhe são natas ou adquiridas. Dentro dos natos  podemos citar o amor ao ensinar, em compartilhar seus conhecimentos em desejar ver o outro melhor seja na vida seja no trabalho. Para os outros (adquiridas) o ensinar é adquirido , mas a competência esta em querer fazer quando se quer se tem habilidades para aprender, para fazer acontecer, para ser a ferramenta do conhecimento.

Pensando nas competências específicas direcionadas ao mundo virtual uma delas seria a curiosidade, buscando as ferramentas necessárias para atrair o discente(aluno) internauta, por meio de blogs,  sala de aulas virtuais, pesquisas no google, softwares específicos e interativos além de, também, interagir com os métodos tradicionais mesclando com a sala de aula onde temos, com certeza, gerações Y e Z.

Na docência não existem competências únicas, contudo a maior competência que um docente precisa ter é o Amor a Amar a Aprender, pois quando se ensina se renova a alma, se reaprende. O amor ao próximo motiva o docente em seu caminho para novos aprendizados.

Eu amo aprender. Eu amo ensinar.





Arquivo do blog