domingo, 27 de dezembro de 2009

O Símbolo da Contabilidade o "Caduceu"



O Caduceu é o nosso símbolo e apresenta da forma ao lado onde cade peça tem seu significado especial. É um Bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizaram o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta; o BASTÃO simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades; as ASAS diz respeito ao Símbolo da diligência, da presteza, da solicitude, da dedicação e do cuidado ao exercer a profissão. O ELMO que era uma peça de armadura antiga que protegia a cabeça, significa a proteção aos pensamentos baixos que leva a ações desonestas. E as SERPENTES simbolizam a sabedoria, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo mais vantajoso para o cliente.




sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

E tudo começou com um simples trabalho...porém a idéia tomou proporções maiores e atiçou minha imaginação..

É preciso lutar pelo o que acreditamos...

domingo, 13 de dezembro de 2009

Você acredita que um estudante de contabilidade está apto a entrar no mercado de trabalho logo após a graduação?

Passe-se quatro anos nos bancos universitários aprendendo teoria sobre Contabilidade e pouca disciplina prática, geralmente são duas disciplinas de laboratório, com base em sua experiência como estudante e como profissional, você acha que esta aluno está apto a exercer sua funçao assim que conclui a graduação em Contabilidade?

Escritório Modelo de Contabilidade dentro das Instituições de Ensino Superior

Gostaria de saber qual a sua opinião sobre a criação de um Escritório Modelo de Contabilidade dentro das instituições de ensino superior. Onde a partir de 3o semestre o aluno passaria a ter aulas práticas por meio de simulações, dentro de um ambiente fictício de um escritório que ficaria sob sua responsabilidade todas as atividades pertinentes a prática contábil. Por exemplo, abertura de empresa, contabilização de seus atos contábies, escrituração fiscal e pessoal. Tudo isto feito diariamente em conjunto com as aulas teóricas que seriam ministradas num segundo turno. Assim igualmente aos cursos de medicina, quando o graduando concluísse seu curso de contábeis estaria apto a exercer sua profissão sem o perigo de desconhecer este mercado. Importante destacar que as aulas seriam ministradas em turnos diferentes. Desta forma o aluno apenas estudaria e somente após a formatura iniciaria sua carreira profissional.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Uma reflexão sobre o ensino a distância

Hoje, terminei mais uma disciplina do Curso de Metodologia do Ensino a Distância, Tópicos em Tutoria. E ai o que é tutoria?


Segundo Sá(1998)A tutoria enquanto método iniciou-se no século XV na universidade, onde foi usada como orientação de caráter religioso aos estudantes, com o objetivo de infundir a fé e a conduta moral. Já, no século XX, o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo sentido que se incorporou aos atuais programas de educação a distância.

Tutor pode ser um “guia, protetor ou defensor de alguém em qualquer aspecto”, enquanto o professor é alguém que “ensina qualquer coisa” (Litwin, 2001:93). A palavra professor tem orgiem da palavra “professore”, que significa “aquele que ensina ou professa um saber” (Alves; Nova, 2003).

Pontes importantes da Tutoria:

A) Conhecimento da disciplina
b) Acompanhamento do aluno
c) instigar a investigação, busca de novos conhecimentos,
d) conhecer o ambiente on line
e) Buscar sempre novos recursos tecnológicos

O papel do tutor é:

a) dar o feedback dos trabalhos realizados pelos alunos;
b) corrigir as avaliações dos estudantes;
c) ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações;
d) responder questionamentos sobre a instituição;
e) ajudar os alunos no planejamento de seus trabalhos;
f) organizar círculos de estudo;
g) fornecer informações por telefone e e-mail;
h) supervisionar trabalhos práticos e projetos;
i) manter atualizada as informações sobre o progresso dos estudantes;
j) estabelecer uma relação de feedback com os coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes; e
l) ser o intermediário entre a instituição e os alunos

Referência Bibliográfica

MACHADO, Liliana Dias. Machado, Elian de Castro. O papel da tutoria em ambiente EAD. 04/2004. Disponível no site:http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm. Acesso em 03.07.2009

Arquivo do blog