sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A paz em nossas vidas. Trabalhe a empatia.

"O homem, pela sua natureza psicológica, é um ser social, mais exatamente um ser grupal"
                                                                                                                                (Charles Fourier)


Venho sentindo uma inquetação por conta do SPED, das novas tecnologias e da globalização e dos treinamentos apresentados pelos nossos colegas.

O que se percebe é que não observaram que o maior diferencial neste mundo globalizado são os relacionamentos interpessoais, os trabalhos em equipe e a postura ética dos profissionais envolvidos no processo gestacional das empresas. 

Nem tão pouco percebo que são visualizados como um fator importante pelos empresários contábeis e alguns professores contábeis.



A forma como frizam a qualidade da informação, a necessidade de está sempre atualizado, de escrever livros, de escrever artigos, de se fazer aparecer me faz refletir sobre o perigo da má qualidade no serviço contábil. Esta má qualidade está diretamente ligada a questões Éticas, questão de relacionamento interpessoal, de empatia, de solidariedade e tantas outras formas de ajuda mútua num ambiente de trabalho.


Estamos a toda hora convivendo com pessoas. No trabalho passamos pelo menos oito horas por dia com pessoas. O mundo corporativo tem dentre seus recuros: pessoas. E como conviver com pessoas cujas qualidades e objetivos são tão diferentes dos nossos? Por que se preocupar com quem chega no trabalho de mau humor?Ou com a colega que sempre chega atrasada? Ou o colega que não dá conta do seu serviço sozinho e sempre precisa de ajuda? Afinal!

O problema é meu? Ou nosso?

A responsabilidade é nossa, de cada um que trabalha na organização ou que faça parte do processo. Assim, até o governo tem um papel fundamental dentro da empresa. Ao fazer uso de seu papel de tributar de arrecadar para aplicar os recursos na sociedade dependente deste Estado.


Trabalhar a empatia ajuda a responder as questões acima. Afinal quando nos colocamos no lugar do outro é que percebemos o tamanho do problema, ou nível de dificuldade de uma determinada atividade. Neste momento deixamos de ser um grupo de trabalho para sermos uma equipe de Trabalho. Porque quem vive em grupos caminham juntos mas não se afinam. As Equipes compreendem seus objetivos e se engajam para atingí-los. A fraqueza de um é substituído pela fortaleza do outro. Tem opiniões divergentes porem não brigam. Neste momento o que vale é fazer acontecer.


EMPATIA  é a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
 
A história mostra bem que Jesus mesmo com todo o seu poder regrutou pessoas  com características diversas para formar uma equipe e difundir o evangelho. Foi Jesus considerado o maior professor da história e o maior líder. Até hoje tem seguidores. Mas ele não fez nada sozinho, soube manter a motivação de seus díscipulos, foi um lider que sabia ouvir, foi um pacificador quando queriam guerra. Trouxe paz a quem nele acreditava e deu amor a quem  não via nele um "Rei".

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