quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A pessoa mais importante do Mundo

Outro dia, ouvi uma pergunta que me deixou intrigada: Quem é a pessoa mais importante do Mundo? Sinceramente, não foi fácil responder. Pensei em todas as pessoas que fizeram história no mundo. Pensei em Deus. Pensei em meus pais. Pensei em meus filhos. Só não pensei em mim. E, neste rol de pensamentos, não consegui imaginar quem, realmente, seria esta pessoa. Até que em um dado momento me olhei no espelho e pensei: a pessoa mais importante do mundo sou eu! 

Dar a devida importância para nós mesmo é difícil porque fomos ensinado a sempre pensar apenas no próximo e nunca em nós mesmo. Não significa que o outro não é importante. significa que cada um de nós somos a pessoa mais importante do mundo. e por sermos importantes é que devemos dar valor a si e aos outros. Não podemos querer ser melhor que o outro. 

Agora pense consigo mesmo: Você já pensou em quantas pessoas se afastaram de você recentemente porque você impôs seu pensamento de uma forma intransigente ou porque você não quis ouvir o outro? Quem não saiu de um grupo pela postura de amigos/parentes em não respeitar a sua opinião?

Sim, apesar de sermos a pessoa mais importante, devemos respeitar cada vez mais o próximo; não interessa quem tem razão, o que interessa é a gente ser feliz. Claro que essa felicidade não é fácil de ser conquistada exatamente pelos defeitos que nós temos.  E cuidado, não adianta você ser importante e suas ações  te tornarem a pessoa menos importante para o outro. Eu não sou perfeita, você não é perfeito lembre-se sempre disto.


Todos os dias eu acordo com um objetivo, se eu não consigo, eu não culpo a ninguém . Não é uma pessoa que é culpada, pode ser eu mesma, ou a própria circunstancia . Isso é normal. Faz parte do jogo viver e morrer. O importante é saber se você escolheu viver. Então, se escolheu viver enfrente todas as adversidades que aparecer na sua frente. É isso que te faz importante, que te torna feliz, amigável, e isso que torna um ser humano. 

Se eu já cometi erros? Muitos!! Mas todos os erros que já cometi eu refleti sobre eles e procurei mudar. Quem me conhece, conhece meus defeitos, minhas limitações..mas, principalmente, conhece minhas qualidades. Seja você também assim: a pessoa mais importante de mundo, mas saiba que mesmo você tem suas limitações.

Quando estou caminhando gosto muito de olhar para as árvores aparentemente elas não tem vida elas estão paradinhas, de repente, o vento vem e dá uma sacolejada nelas  como se dissesse assim: oi árvore você é linda, você é a coisa mais importante do mundo. Você joga no ar oxigênio, absorve os gases poluentes tornando nosso ar mais puro e nossa vida melhor. E mesmo assim ela não sai gritando: eu sou importante. Pior, ainda encontra pessoas que tentam destruí-las. Porque não gostam de plantas. Porque ela suja a rua. Porque ela traz insetos. Porque ela suga as energias que precisa pra viver . Porque ela é feia.. Mas ela, a árvore, é muito importante para você. Porque é através dela que você vive melhor. 


Na vida irás encontrar...

E você e a árvore o que tem em comum? Temos, além de tudo já dito, os nossos insetos, que são aquelas pessoas que sugam nossas energias, que nos jogam para baixo. Conhece alguém assim? E, só existe duas formas de você combater o inseto: ou você procura o inimigo natural dele ou o mata. Mas na hora em que você matar este inseto irá triplicar a existência de outras pragas que combatiam aquele inseto. e ai você matou a sua esperança. E você vai ter que achar outra forma de superar, de achar outro predador natural. Então, até mesmo o inseto tem uma importância vital no ecossistema, na nossa vida. Nós não vivemos sem eles. Devemos, sim, criar barreiras de proteção, não precisamos mata-los. Na vida é da mesma forma, crie suas barreiras de proteção mas não mate pois se você matar, você esta querendo ser mais importante que o outro. 


Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.Fernando Pessoa


Arquivo do blog