sexta-feira, 26 de junho de 2015

Fim da isenção de impostos para igrejas recebe apoio popular. O que você acha?

Mais de 20 mil pessoas apoiaram sugestão apresentada no portal e-Cidadania do Senado para acabar com a isenção de impostos para as igrejas.  Atualmente, partidos políticos, templos religiosos e entidades assistenciais e educacionais sem fins lucrativos estão isentos de pagarem impostos. Segundo dados da Receita Federal, em 2011, as entidades religiosas das mais diversas denominações arrecadaram R$ 20 bilhões. A sugestão, agora será analisada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderá virar projeto de lei. Para o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a iniciativa é valida, mas é preciso mais fiscalização.  Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) acredita que o fim da isenção poderá ser interpretada como perseguição religiosa. Ressalta, no entanto, que toda a política de isenção tributária deveria ser revista. Saiba mais na reportagem de Cinthia Bispo, da Rádio Senado.


Opções: Download

Fonte:Agência Senado

Cloud Fiscal: Você está preparado para o SPED em Nuvem?



Por Rafael de Andrades, analista de sistemas da Decision IT

Muito tem se destacado os benefícios da Computação em Nuvem (Cloud Computing) quanto a sua aplicação aos mais diversos negócios existentes.Todavia, além das “mágicas” vantagens que estão em evidência, é preciso conhecer profundamente a aplicabilidade, as contrapartidas e toda a perícia tecnológica necessária antes de optar por implementar a sua solução SPED em Nuvem.Estes fatores definirão o sucesso da sua Cloud Fiscal!

Afinal, o que é a Nuvem Computacional? Trata-se do consumo e da utilização de infraestrutura computacional, lógica e física, como um serviço através da internet. Traduzindo, você contrata softwares, servidores, redes virtuais, dentre outros recursos, de grandes datacenters e usufrui desta gama tecnológica por meio da sua conexão com a internet.

Abaixo, são apresentados exemplos de aplicabilidade da Nuvem sobre um dos projetos mais antigos e maduros do SPED: A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Desde 2005 e com mais de 10,5 bilhões de notas fiscais eletrônicas emitidas, o projeto NF-e tornou-se operação crítica para os setores de TI das empresas contribuintes. Por exemplo, em grandes empresas do VAREJO, um grande volume de notas fiscais eletrônicas são emitidas 24 horas por dia. Como na emissão da nota em papel, o contribuinte continua obrigado a manter as notas fiscais eletrônicas armazenadas pelo período de cinco anos.Portanto, uma boa capacidade de armazenamento passa a ser necessária. É neste cenário que a Escalabilidade de uma Nuvem pode garantir a estabilidade deste processo. Ao contratar servidores em Nuvem, você terá hardware escalável prontamente disponível. Ou seja, poderá fazer upgrades instantâneos no seu ambiente acrescentando memória, poder de processamento e capacidade de armazenamento.

Como operação crítica, uma falha no ambiente de emissão de notas fiscais eletrônicas pode representar o congelamento do faturamento da empresa. Assim, é desejável ter-se Alta Disponibilidade no serviço. Replicar a sua infraestrutura é um dos métodos para atingir os 99,95% de tempo em funcionamento para que um serviço seja considerado de alta disponibilidade. Mas quanto esforço uma contingência deste nível exige para ser implantada? Muito esforço, certo? Nem tanto! Os datacenters de Nuvem possuem replicação de infraestrutura física e lógica a sua disposição de forma imediata.

Adicionalmente, esqueça a defasagem de software. A maioria das clouds mantêm seu ambiente virtual Up To Date! Traduzindo, tanto a infraestrutura de hardware quanto as versões de software são atualizadas frequentemente. Isto garante a possibilidade de manter seus sistemas rodando sempre na versão mais atualizada.

Dados os benefícios apresentados, fica uma questão: Qual o custo desta infraestrutura de ponta? A lógica nos leva a crer em um custo pouco acessível, todavia isto não é verdade. Nuvens operam com Custo On Demand. Em outras palavras, você paga somente pelas horas de utilização do serviço. Também, quanto menos recursos de software e hardware você consumir, menor será o valor/hora despendido no custeio do seu ambiente virtual.

Conhecidos os principais benefícios de uma Cloud Fiscal, devemos questionar: E se chover?

Ao mergulhar na Cloud Computing, Você deve estar preparado para atender aos requisitos que a gerência de uma Nuvem exige. Por exemplo, por mais que os serviços de Nuvem ofereçam uma usabilidade acessível aos seus clientes, você deverá dispor de uma Equipe de TI Capacitada para gerenciar esta tecnologia. Experiência e conhecimento sobre redes, tolerância a falhas e virtualização serão cruciais para uma boa administração dessa tecnologia.
 
Além disso, não se esqueça de cobrir os “Single Points of Failure”. Traduzindo, os Pontos Únicos de Falha são pontos frágeis que, em caso de falha, colapsam todo o funcionamento sistema. Em outras palavras, são os pontos que vão à contramão da sua alta disponibilidade. Para prevenir esta situação, você precisará de Contingência Interna. Não bastará a alta disponibilidade da Nuvem se a empresa ficar sem internet, sem energia ou se o único técnico que opera a Nuvem estiver ausente no momento do incidente. Nestas situações, a Nuvem estará inacessível e inoperante.

A Segurança da Informação também ganha destaque em projetos de Cloud Computing. Visto que o seu ambiente estará acessível através da internet e, tratando-se de uma implementação do projeto SPED, dados vitais e sigilosos da sua empresa estarão disponíveis a qualquer hora em qualquer parte do mundo. Por isto deve-se voltar a atenção para as boas práticas de segurança da informação em ambientes em Nuvem. São elas: Controle de Acessos, Criptografia da Comunicação, Utilização de um Firewall, uso de White e Black Lists, Registro de Logs, dentre outras.

Por fim, a Solução Fiscal que você implantará na Nuvem também está diretamente ligada à otimização do aproveitamento desta tecnologia. Há algumas características que o software escolhido deve possuir para maximizar os benefícios de uma Cloud Fiscal. Exemplificando, dentro do projeto NF-e, você deve optar por uma solução:

1. Flexível e Integrável: Escolha um software capaz de rodar sobre as plataformas mais 
difundidas, de fácil integração com sistemas ERP’s e fornecedores de bancos de dados. Isto facilitará a implantação em Nuvem porquanto, dentre as configurações disponíveis, você terá flexibilidade para implantar a que possua melhor custo/benefício.

2. Alto Desempenho: A sua solução fiscal terá um melhor aproveitamento da Escalabilidade e da Alta Disponibilidade da Nuvem se for uma aplicação voltada para alto desempenho. Por exemplo, possuir recurso nativo de Cluster computacional será um diferencial valioso.

3. Interface Web: Aplicações que rodam no navegador estão mais adaptadas à Nuvem. Além de a utilização ficar transparente ao usuário final, há uma maior segurança pois se pode publicar a aplicação na Web. Isto evita que seja necessário acessar diretamente o ambiente do servidor na Nuvem.

Benefícios
  • Escalabilidade
  • Alta Disponibilidade
  • Up To Date
  • Custo On Demand
Pontos de Atenção
  • Equipe de TI Capacitada
  • Contingência Interna
  • Segurança da Informação
  • Solução Fiscal Adequada
Deste modo, visando ao sucesso da sua Cloud Fiscal, tenha cuidado ao focar apenas os benefícios da Nuvem. Lembre-se de incluir os pontos de atenção apresentados no escopo do seu projeto. O projeto SPED é complexo, crítico. Planeje-se de forma adequada, maximize o aproveitamento desta tecnologia de ponta e obtenha os benefícios da Cloud Computing sem surpresas!

Fonte: Decision IT

Arquivo do blog