sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval e saúde vocal. O que temos com isto? Veja as sugestão do Prof. Henrique Martins (Fonoaudiólogo)

Olá amigos (as) e colegas, mais um Carnaval está chegando e precisamos também ter cuidado com a saúde vocal. 

Envio abaixo informações, dicas e sugestões sobre como cuidar da voz durante o período carnavalesco e para vocês divulgarem e alertarem aos amigos, colegas e contatos de e-mail. 
Em breve enviarei mais artigos, textos, sites, blogs, vídeos e áudios sobre Educação e Saúde Vocal. Aguardem! Abraços e ótimo Carnaval a todos! Contem sempre comigo! - Prof. Henrique Martins (Fonoaudiólogo)

Mais um Carnaval está chegando e precisamos também ter cuidado com a saúde vocal. Envio abaixo informações, dicas e sugestões sobre como cuidar da voz durante o período carnavalesco e para vocês divulgarem e alertarem aos amigos, colegas e contatos de e-mail. Em breve enviarei mais artigos, textos, sites, blogs, vídeos e áudios sobre Educação e Saúde Vocal. Aguardem! Abraços e ótimo Carnaval a todos! Contem sempre comigo! - Prof. Henrique Martins (Fonoaudiólogo) 

Cuidado com sua voz durante Carnaval!
 
Chega mais um Carnaval. A alegria do Carnaval é contagiante, seja na pipoca, nas arquibancadas, nos camarotes, nos clubes, nas ruas ou dentro dos blocos. E quando o Carnaval chega ao fim, termina também a voz de muitos foliões. 

Depois de cantar e pular por toda a avenida, acompanhar as bandas preferidas e se divertir até o dia nascer do dia, poucos conseguem chegar ao final da festa sem nenhuma rouquidão.
 
Depois dos pés, a voz é a coisa mais relevante da folia. Por isso, o cuidado com ela é louvável, afinal, terá que durar os 5 dias ou mais. Portanto, devemos tomar cuidados com a voz para não sofrermos com graves doenças, que podem surgir durante o período festivo.  Os abusos com bebidas, cigarro e a corriqueira gritaria entre um desfile e outro podem fazer a voz, principal instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros, sofrer graves consequências depois da quarta-feira de cinzas.

Para esclarecer sobre como manter a voz saudável na folia e alertar aos mais festeiros sobre a importância dos cuidados com a voz, vamos dar dicas para cuidar da Voz com carinho. Para começar, é muito importante prestar atenção na temperatura dos líquidos ingeridos, evitar o cigarro e a gritaria. Quando se está em um ambiente com muito barulho, é quase automático elevarmos a voz, para sermos escutados e isso pode trazer graves problemas vocais.

Entre as doenças que podem aparecer durante os festejos estão a laringite, que pode tanto surgir por infecção bacteriana como por exposição da garganta a substâncias irritantes como as presentes no cigarro ou no álcool, os cistos, que são pequenas bolsas que geralmente aparecem apenas de um lado da prega vocal, comprometendo a emissão do som, e principalmente os pólipos, causados especificamente por abusos vocais como gritar ou falar muito alto.

O que faz mal a voz?
  • Comidas gordurosas, energéticos com cafeína, pois ressecam as cordas vocais.
  • O fumo e o álcool em excesso são venenos para quem está com as cordas vocais machucadas.
  • Ficar nas laterais do trio-elétrico, além de sobrecarregar sua audição, trará mais abuso vocal, pois será preciso elevar a voz para conversar;
  • Abuso vocal na primeira hora ao acordar.
  •  
  • O que faz bem a voz?
ü  Durma bem, o sono é aliado da voz e do corpo;
ü  Aumente a hidratação durante o percurso;
ü  Pode-se fazer nebulização com soro fisiológico para hidratar as cordas vocais;
ü  Para higienizar a região da garganta, faça gargarejo com água morna e uma pitada de sal;
ü  Lave as narinas com soro fisiológico antes e depois de voltar da folia. A poeira e fumaça que sai dos trios pode ser prejudicial a sua voz.
Algumas dicas e esclarecimentos são muito importantes, como:

Como manter uma voz saudável no período do Carnaval - Deve-se evitar excessos. Os problemas vocais são multifatoriais e estão relacionados com qualidade do sono, hidratação, alimentação adequada, uso correto da voz e a predisposição a infecções das vias aéreas.

Que alimentos devemos comer para não prejudicar a voz - Para quem tem refluxo gastroesofágico que é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, atingindo as pregas vocais, deve-se evitar alimentos gordurosos, condimentados, excesso de café e bebida alcoólica. Os indivíduos alérgicos podem utilizar o leite de soja e evitar chocolate em excesso. Utilizar uma dieta balanceada e em pequenas quantidades, fracionadas ao longo do dia, pode ajudar na saúde geral e vocal.

O que acontece com as cordas vocais após ter-se tomado bebidas alcoólicas e ter-se fumado - A maioria das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas como vodka, whisky e conhaque prejudicam severamente a voz. 

O consumo de álcool causa desidratação. A ingestão em excesso causa edema nas pregas vocais e pouca resistência vocal. A voz fica muito grave e rouca, perdendo o brilho e a extensão. A articulação fica imprecisa com pouca agilidade. Fazer uso delas no intuito de "cantar melhor" não passa de uma lenda.  Já o fumo é o inimigo número 1 da voz. Na “melhor” das hipóteses causa enfisema pulmonar e edema de Reinke, quando não causa câncer de boca, laringe ou pulmão. Péssima escolha.

Quais problemas vocais podem surgir durante e após a folia - Para o folião exposto a todos os tipos de excessos, bebida alcoólica, uso de entorpecentes, abuso vocal, tabagismo, alimentação incorreta, chuva, poeira, desgaste físico o resultado final geralmente é rouquidão, afonia e alguma doença oportunista como as infecções respiratórias. Se a rouquidão durar uma semana deve-se procurar um médico otorrinolaringologista.

Qual dica caseira ajuda a combater a rouquidão - A rouquidão é apenas um 
sintoma e não uma doença. Pode ser ocasionada apenas por fadiga vocal, a presença de alguma lesão nas cordas vocais, ou secundária a infecções respiratórias. A dica para combater a rouquidão é o equilíbrio no uso da voz. O carnaval é uma grande maratona. Manter-se hidratado, repousar o corpo e a voz depois da folia, alimentar-se adequadamente são dicas simples mas importantes. Deve-se lavar as narinas com soro fisiológico antes de dormir, gargarejar com água morna, uma pitada de sal e uma colher de café de mel puro.

Como é realizada a preparação vocal dos cantores de trio - São realizados exercícios para resistência vocal, projeção e suporte. Fazemos aquecimento vocal e desaquecimento com nebulização com soro fisiológico para hidratar diretamente as cordas vocais. Eles utilizam carboidrato de ingestão rápida para que possam se alimentar e hidratar durante o longo percurso. Realizam também pequenos intervalos de 3 a 5 minutos para recuperar a qualidade da voz. Monitoramos a qualidade da voz do cantor durante todo o  percurso e caso apresente qualquer sinal de fadiga vocal interferimos com exercícios e manobras específicas para correção.

Que receita mágica você utiliza caso um artista perca a voz em pleno Carnaval - Trabalhamos com prevenção, precaução e monitoramento sistemático. Com esse suporte é muito difícil um artista perder a voz em pleno carnaval.Assim que qualquer alteração aconteça corrigimos logo no início. Os cantores também estão sujeitos a gripe, resfriado, sinusite, rinite, amigdalite, otite como outra pessoa qualquer. Em virtude disso, aconselhamos sempre o acompanhamento dos cantores por um otorrinolaringologista que vai monitorando a saúde geral deles durante o período carnavalesco.

Como recuperar a voz depois da festa - Descansar corpo e voz. Dormir em quarto escuro, ventilado e silencioso.E avaliar os possíveis estragos feitos durante o período com uma avaliação auditiva e vocal com o otorrinolaringologista. É preciso lembrar que cerca de 70% dos trabalhadores ativos utilizam a voz como instrumento de trabalho.  Para os profissionais da voz todo cuidado redobrado.

Então, a dica principal e o melhor remédio é descansar! Não tem chá milagroso nem gargarejo mágico que dê jeito, e é bom saber que quem teimar em usar a voz pode criar danos mais graves. O sono é um grande aliado da voz e ajuda na recuperação. Lembrando que se os sintomas de rouquidão persistirem por mais de 15 dias após o Carnaval, deve-se procurar um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

Dez dicas para manter a voz saudável na folia:

1.Evitar o cigarro;
2.Beber com moderação;
3.Utilizar roupas confortáveis;
4.Articular bem as palavras;
5.Não forçar a voz;
6.Poupar a voz durante períodos pré-menstruais, crises alérgicas e estados gripais;
7.Ingerir bastante líquido em temperatura ambiente;
8.Evitar alimentos que causem azia e má-digestão;
9.Evitar gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo;
10.Treinar a voz participando de corais ou escolas de canto com orientação profissional;
Como cuidar da Voz:

O que fazer?

• Falar em tons médios;
• Hidratar bem o organismo (entre seis e oito copos de água por dia);
• Evitar excessos alimentares antes de usar a voz profissionalmente;
• Evitar os choques térmicos;
• Usar roupas confortáveis (roupas apertadas inibem a respiração e podem atrapalhar a postura);
• Participar de corais, sob uma orientação correta, é uma ótima opção para manter a musculatura das cordas vocais em ordem;
• Poupar a voz durante crises alérgicas, estados gripais, períodos pré-menstruais;
• Procurar auxílio médico se observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas;

O que não fazer?

• Falar fora do seu tom habitual (mais agudo ou mais grave);
• Falar muito alto ou sussurrar (Estas ações causam desgaste, pois exigem esforço excessivo);
• Ingerir bebidas alcóolicas em excesso ou consumir drogas inaláveis;
• Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes;
• Alimentos ricos em ácidos e gorduras podem prejudicar sua voz. Comer tarde da noite também;
• Evite falar em ambiente com ar condicionado, poeira e muito frio;
• Não abusar no consumo de alimentos condimentados e chocolate;
• Ingerir pastilhas ou sprays analgésicos sem indicação médica;

São hábitos prejudiciais à voz:
 
- Falar alto, gritar, cochichar;
- Mau uso ou abuso vocal;
- Falar rápido, sem pausas respiratórias, sem articular adequadamente as palavras;
- Falar enquanto corre ou pratica exercícios físicos;
- Falar em ambientes ruidosos, poluídos, com alteração da temperatura;
- Falar ou cantar fora do seu registro vocal;
- Consumo de agentes irritantes às pregas vocais como álcool, cigarro, drogas;
- Uso de medicamentos que possam causar alterações específicas nas pregas vocais e alterar seu funcionamento;
- Não tomar água (desidratação);
- Pigarrear constantemente;
- Falar muito rápido e sem pausas respiratórias;
- Falar por períodos prolongados, sem intervalos;
- Hábitos alimentares inadequados, que favoreçam o refluxo gastresofágico;
- Falar com esforço;
- Automedicação;
- Uso prolongado de alguns medicamentos como os corticosteróides;

São hábitos favoráveis à voz:

- Falar sem forçar a voz, evitando gritar ou cochichar;
- Manter o volume normal da voz;
- Falar pausadamente e articular bem as palavras;
- Evitar o abuso vocal;
- Evitar o stress, tensão, estado crônico de ansiedade;
- Evitar o uso intensivo da voz em ambientes ruidoso (competição sonora) ou poluídos ou com acústica inadequada;
- Evitar o uso intensivo da voz em ambientes com fatores ambientais prejudiciais, como ar seco, úmido, ar condicionado, vento, frio, calor, mofo, umidade, poeira, odores, vapores, substâncias voláteis, fumaça;
- Não fumar ou usar drogas;
- Não se automedicar;
- Evitar abuso de tranqüilizantes ou estimulantes;
- Não beber;
- Tomar em média de 1,5 a 2 litros de água por dia;
- Tomar água antes e após falar por tempo prolongado, pois diminui o esforço fonatório;
- Seguir orientações de aquecimento e desaquecimento vocal quando for falar por tempo prolongado;
- Evitar hábitos alimentares que favoreçam o refluxo gastroesofágico, a azia e a má digestão, como alimentos ácidos, gordurosos, condimentados.

Para uma maior interação, adicionem meus contatos:
Email/MSN: henriquemartinsfono@hotmail.com  e henriquemartins.fono@hotmail.com
Skype: henriquemartins.fono

Twitter: @henriquefono/twitter
Facebook: henriquemartinsfono
Comunidade no Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=47863345
Orkut: henriquemartinslocutor@yahoo.com.br

Abraços a todos! Excelente Carnaval, com muita paz, saúde e alegria! - Prof. Henrique Martins (Fonoaudiólogo)

Arquivo do blog