domingo, 31 de julho de 2011

Salões de beleza obrigados a emitir a nota fiscal de serviços eletrônica

Todo final de semana, vemos os salões de beleza, em Fortaleza - Ceará, lotados. Pessoas de classe alta, média e baixa. Quem não quer ficar mais bonita. O ramo de beleza é um dos melhores para o autônomo, com custo baixo, e em alguns casos com "zero de tributação". Mas o governo abriu os olhos e concluiu que este setor tem condições, sim, de ajudar na economia do município à cumprir seu papel de cidadania.

E afinal onde quero chegar!

Simples, o big brother chegou aos salões de beleza. Aconteceu no dia 25 de julho deste ano(2011), no auditório do SEBRAE, um encontro com mais de 300 representantes do segmento de beleza estética e podologia onde a  Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN) forneceu informações e esclareceu dúvidas acerca do processo de emissão eletrônica de notas fiscais de serviço pelos salões de beleza.






A emissão de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), agora, é obrigatória para todos os segmentos de serviços de Fortaleza. Desde que se tornou obrigatório para mais de 40 segmentos do setor de serviços  a SEFIN aumentou sua arrecadação em 22% do ISS.






A Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) é um dos sistemas contemplados no Projeto Fortaleza Online, lançado em outubro de 2010 pela Prefeitura, quando a SEFIN iniciou um processo amplo de discussão com os diversos segmentos de serviços no intuito de orientar e garantir todas as informações necessárias para a implantação dos sistemas.

Desde o início do mês de julho que a nota fiscal de serviços em papel foi substituída pela nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), em Fortaleza.


"A partir deste mês, as notas de papel são inidôneas e não poderão mais ser emitidas", explica o gerente da Célula de Gestão do Imposto sobre Serviços (ISS), da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), Eduardo Araújo, que foi convidado a explicar o funcionamento do sistema, no evento.


Mas se você não estava agindo assim, não se preocupe, pois segundo o gerente da Célula de Gestão do Imposto sobre Serviços (ISS), da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), Eduardo Araújo, as empresas que tiverem emitido a nota de papel, neste mês, porque não estavam informadas do novo sistema, poderão fazer a substituição da nota pela eletrônica, até a data do vencimento fiscal. Após essa data, eles ainda poderão fazer a substituição, mas somente com autorização da Sefin


Os donos de salão de beleza, que participaram do evento, tinha uma dúvida sobre a falta de praticidade na emissão de notas a cada serviço realizado. a solução apontada pelo gerente da Célula de Gestão do Imposto sobre Serviços (ISS), Eduardo Araújo, é a utilização do Recibo Provisório de Serviços (RBS), que transforma em notas eletrônicas, no fim do dia, todos os recibos registrados naquele dia. 


Para maiores informações ligar para o Plantão Fiscal da Sefin - 0800 2800155 ou fazer uso do Chat 24 horas no portal da Sefin (www.sefin.fortaleza.ce.gov.br)


Fonte: O Povo
Editoria: Economia
Data: 26/07/2011

Fonte: Blog do Eliomar
Data: 22/07/2011


Fonte: DireitoCE.com.br
Data: 25/07/2011

Arquivo do blog