terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Banco Central afirma que procedimentos adotados pela Caixa seguiram normas estabelecidas

ATUALIDADES

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014, 07:50
O Banco Central (BC) divulgou, neste domingo (12), nota na qual afirma que não houve qualquer irregularidade nos procedimentos adotados pela Caixa para o encerramento de contas de poupança que não estavam regulares.
Segundo o Banco Central, a regulação brasileira determina que contas irregulares devem ser encerradas e, no caso específico da Caixa, não houve qualquer prejuízo para correntistas e poupadores da instituição e, diferentemente do que afirmou a reportagem da revista, o encerramento das contas não foi por falta de movimentação ou de saldo, mas irregularidades cadastrais.
O BC esclarece, ainda, que os clientes que tiverem suas contas encerradas têm direito aos saldos existentes, após regularização da sua situação.
A Caixa também apresentou uma nota em que esclarece que o procedimento adotado pela empresa obedeceu a regulações definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central. Além disso, antes de efetuar o encerramento das contas, a Caixa realizou iniciativas com o objetivo de identificar e regularizar as contas com irregularidades cadastrais relativas a CPF ou CNPJ.
Leia abaixo a nota do Banco Central:
"Nota de esclarecimento 
12/01/2014 15:37
A respeito de matéria publicada pela revista IstoÉ, neste fim de semana, o Banco Central do Brasil (BC) esclarece que a regulação brasileira determina que contas irregulares devem ser encerradas, nos termos da Resolução 2025/1993, do Conselho Monetário Nacional (CMN), e da Circular 3006/2000, do BC. As regras asseguram que clientes que tiverem suas contas encerradas têm direito ao saldos existentes, após regularização da sua situação, a qualquer tempo.

No caso específico da Caixa Econômica Federal, não há qualquer prejuízo para correntistas e poupadores da instituição e, portanto, não há que se falar em "confisco", termo usado indevidamente pela publicação. Diferentemente do que afirmou a revista, a motivação para encerramento das contas não foi falta de movimentação ou de saldo, mas irregularidades cadastrais.
 

A Caixa Econômica Federal está providenciando a regularização de alguns dos procedimentos internos utilizados no encerramento de contas irregulares, bem como ajustes contábeis no seu balanço.

A medida resultou de auditoria periódica efetuada pela Controladoria Geral da União (CGU) e de trabalhos rotineiros realizados pela área de fiscalização do Banco Central".
Banco Central do Brasil

Fonte: CAIXA ECONOMICA FEDERAL


Arquivo do blog