domingo, 9 de dezembro de 2018

Ativo Circulante

Com certeza, você já ouviu falar em Ativo e Passivo de uma empresa. E aposto que disse: não quero saber disso porque não entendo nadinha dessa linguagem contábil. Tudo bem, vou tentar te explicar de uma forma bem simples. Vamos lá.

As empresas precisam prestar contas ao Fisco (Municipal, Estadual e Federal). A melhor forma de fazer isso é por meio da Contabilidade. Para fazer registro das atividades financeiras das empresas é preciso ter uma linguagem que todos entendam. Neste caso, temos o Plano de Contas. Cada movimento da empresa tem uma conta que espelha sua atividade. Por exemplo, se tenho dinheiro em mãos vou resumir este dinheiro na conta Caixa, se tenho dinheiro no banco vou resumir na conta Bancos. Dentro do Plano de Contas temos as divisões em Ativo e Passivo

Ativo é o conjunto de Bens e Direitos de uma empresa. Passivo todas as obrigações da empresa.  Tanto o Ativo como o Passivo vai ter subdivisões. O Ativo se subdivide em Ativo Circulante e Não Circulante. O Passivo também. Tem segredo? Se tinha, agora já sabe.

Veja que o  circulo é uma linha que se fecha ou uma linha constante. Onde se tem a ideia de algo em constante movimento. E quando falamos em Ativo Circulante e Passivo Circulante é exatamente isto que temos: Movimento.

Movimento em compra, em vendas, em estoque, em contas a pagar. Veja que estamos falando de uma empresa que é um ser vivo. Que precisa ser alimentado para viver, no caso, sobreviver. Por isso o "movimento".

Mas, vamos falar, agora, somente de Ativo Circulante

Contabilmente o Ativo Circulante é composto de bens e direitos com maior liquidez, ou seja, com a maior capacidade de se transformar em dinheiro em a curto prazo. É o caso de mercadorias, matérias-primas, estoques, depósitos na conta corrente da empresa, contas a receber no exercício em vigência e dinheiro em caixa. Da para perceber o movimento?

Pense na conta Caixa ou Bancos é lá que há o movimento de dinheiro, entrada e saída de dinheiro. Seja comprando Mercadorias para Revenda que vai para a Conta Estoques, seja recebendo dinheiro das vendas das mercadorias, do resgates das Aplicações, etc.




Então, sempre que seu contador falar em Ativo Circulante, você já sabe o que é.

Gente, é muito legal a Contabilidade. Eu sou apaixonada.


Arquivo do blog