quinta-feira, 21 de junho de 2012

MEI: grupo avalia números de inadimplência

Reproduzo a informação abaixo:
MEI: grupo avalia números de inadimplência
Na manhã de hoje, 20, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, esteve reunido com o Secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, o Gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, e representantes dos Ministérios da Indústria e Comercio e da Previdência Social para tratar sobre os indicativos de inadimplência do Microempreendedor Individual (MEI).
Foram apresentados números de algumas capitais brasileiras, no geral, sobre o MEI como, por exemplo, Manaus e Salvador, com 82,70% e 74,39%, de inadimplentes, respectivamente. Entre as principais causas para esses dados foram apontadas como a deficiência nas informações prestadas e formalizações indevidas, entre outros. O grupo discutiu ainda possíveis soluções, como o desenvolvimento de campanhas, para diminuir essas taxas.
Fonte: FENACON
_________________________________________________________________________________


Vejo com tristeza a notícia. Será que não se percebe que não será diminuindo taxas que resolverá o problema. Que tal melhorar a comunicação e a informação? O governo tem a boa intenção em formalizar milhões de pessoas que vivem na informalidade. Mas quando se cria obrigações acessórias a cumprir cria-se dois problemas: desencontro de informações sobre a legislação da empresa aberta e a necessidade de um contador no ano seguinte.

Vou narrar um fato bem interessante:

Outro dia uma senhora entrou em meu escritório querendo abrir uma empresa. Era uma vizinha do bairro que sempre passava em frente ao escritório e neste dia resolveu entrar. Expliquei quais os documentos necessários e resolvi, então,  fazer alguns questionamentos. Para minha surpresa tudo que esta senhora desejava era poder comprar bombons a preço de custo para poder ganhar um pouco mais. Sabe qual seria o faturamento tão almejado? R$700,00, na melhor das hipóteses. Fiz uma análise com a mesmo sobre custo e benefício e expliquei sobre algumas condições. Ela achava que eu abriria a empresa sem cobrar nada. Que não teria nenhum custo. Realmente no primeiro ano, não. Mas a partir do proximo ano já teria o custo com o contador que no meu caso não sairia por menos de um salário mínimo. Os olhos dela se arregalaram. "Nossa so vai me sobrar R$200,00". Eu disse não, ainda falta os gastos com a compra dos bombons, a despesa com a locomoção, e o imposto a ser pago mensalmente. E se for fechar, ou seja, dar baixa da empresa ainda terá que pagar as taxas da Junta Comercial. Resultado ela resolveu que neste momento não valia a pena. Pagaria o INSS como facultativo e não teria nenhum problema a mais.

No site do empreendedor - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/v- tem todas as informaçoes:

Nele aponta quem pode ser um MEI - Micro Empreendedor Individual -; da dispensa de contabilidade, mas que deve-se ter o controle das compras e das vendas e de quanto está ganhando. Trata da obrigatoriedade de todo dia 20 enviar um relatório das vendas anexando as notas de compras.

Claro que no site, também, aponta os benefícios que são bem atrativos. Mas o que importa aqui e onde quero chegar é que cada história, desejo, tem uma solução diferente. Nem todos que desejam se formalizar estão aptos por pura falta de conhecimento e de informações que apontam apenas o lado bom do negócio. Em nenhum momento fica dito como será a baixa da empresa, não há ênfase na geração da SEFIP quando tiver 1(um) empregado.











Para ter conhecimento sobre estes dados precisará ler "Perguntas e Respostas". Escrevi LER, ler é conhecer, estudar, e sabemos que nem todos estão dispostos. Não por ignorância, mas pela falta do hábito. Por tudo isso que digo ser uma grande maldade governamental e do contabilista em não esclarecer estes pontos.









Não, não abro uma empresa para resolver apenas uma situação é preciso que o mesmo tenha conhecimento de todos os fatos e depois decida.








Invoco aqui  a Ética; e peço aos meus colegas a usarem a ética sempre que forem procurados para constituir uma empresa, mesmo que seja um simples MEI.


Arquivo do blog