sexta-feira, 30 de março de 2018

Nunca Desista dos Seus Sonhos e seja um Vendedor de Sonhos.


Há poucos dias li dois livros de Augusto Cury que preciso deixar aqui algumas observações. Li o Vendedor de Sonhos porque fiquei imaginando do que se tratava o livro. Como professora sempre me vi como vendedora de sonhos. Entretanto o livro foi uma descoberta maravilhosa. Logo no prefácio há uma frase que me chama a atenção "o normal é ser ansioso, estressado, e o anormal é ser saudável, tranquilo, sereno".Realmente, hoje nos deparamos com tal disparate. Se observar sempre que conversar com alguém buscando saber como foi seu dia,como a pessoa se encontra a primeira resposta será: "foi um dia estressante. Me sinto morta" e etc..

Durante toda a leitura a pergunta incessante é: - quem é a pessoa que busca ajudar ao outro sem se importar a quem? Não acreditamos no total desinteresse por parte do personagem cujo único desejo é fazer o bem. Em minha leitura me indagava se seria ele Jesus. Porque a história contada nos induz a tal pensamento. Quem mais nós conhecemos que buscou fazer o bem sem se importar a quem? Que se preocupou com os doentes, com as prostitutas, com os ateus e buscou se cercar de pessoas(discípulos) cujas feridas seriam trabalhadas ao longo do convívio? Mas não era ele. Quem afinal?

Há um trecho que diz: "Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar." Nos mostra que precisamos sonhar e criar os mecanismos que nos levem a realizar nossos sonhos. Que não devemos ter medo de caminhar mas de ficarmos inertes vendo os outros seguirem em busca de seus sucessos. Quem é o homem que diz: "Não há pessoas imprestáveis, há pessoas mal valorizadas, mal exploradas." Que: "Não dialogar com o outro é um ato tolerável, não dialogar consigo mesmo é um ato insuportável.

Retirei apenas algumas frases reflexivas; entretanto, todo o livro é um apanhado de afirmações e interrogações que faz com finalizemos o livro no menor tempo possível.



O segundo livro foi "NUNCA desista dos seus sonhos". Narra várias histórias de personagens cujas a existência já seria um problema para desistirem de seus sonhos, porém eles superaram seus medos e obstáculos e realizaram o que assim o desejavam.

Mostra que na educação há um falha porque segundo o autor a Educação moderna é uma produtora de doenças emocionais. Não permitem que os alunos pensem, questionem, são induzidos a apenas repetir nos bancos escolares o que a história conta sem questionamentos e sem aprofundamento. Cria um ambiente que você vale a nota que tira. Para ele o ideal seria que nas salas de aulas as carteiras ficassem em U, tivesse som ambiente, debates, maior liberdade de aprendizado.

Finalizo com um trecho do livro:.".precisamos enxergar que somos perólas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam por seus sonhos ou desistem deles." Por isso, desejo sinceramente que você...NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!

Feliz Páscoa.


Arquivo do blog