segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Os olhos da miséria

Foi assim que pensei quando estava no piquete defendendo a greve dos bancários ao ver os olhos das pessoas mais humildes buscando saber quando a greve terminava. Cada um tinha um motivo diferente que dependia do funcionamento das instituições. 

O piquete de greve consiste no bloqueio, por um grupo de trabalhadores (ou estudantes) em greve, dos acessos ao seu local de trabalho (ou estabelecimento de ensino). O objetivo dos piqueteiros (como são chamados aqueles que participam de um piquete de greve) é o de convencer os não grevistas a aderirem à greve ou mesmo de impedir o ingresso no local de trabalho (ou estabelecimento de ensino).(WIKIPEDIA) .


Vi os olhos de uma senhora de quase oitenta anos, já quase cegos, pedir uma solução porque seu dinheiro estava no banco e seu cartão estava cancelado porque já tinha sido roubada varias vezes, então, decidiu não mais usar cartão para saque. Explicou que estava precisando do dinheiro para comprar seus remédios.

Uma outra cliente havia sido roubada e precisava cancelar e não sabia o número de sua conta.

Um senhor, com um carnê de quase R$2000,00, queria saber quem iria pagar os juros dele e nos xingou porque não tinha como pagar nas lotéricas e nós éramos os culpados que devíamos voltar a trabalhar, pois era uma falta de respeito para com todos de dependiam do serviço bancário.

Vi vários olhares desapontados ao me verem na porta com a legenda "Estamos em Greve". Uns até perguntavam o por que da greve, outros, afinal, quando iria terminar, se havia alguma previsão, etc...

O que posso dizer é que foi uma experiência inesquecível. Que é muito difícil encarar os clientes insatisfeitos e pior ainda, o olhar dos colegas que queriam trabalhar nos fuzilando como se estivéssemos fazendo alguma coisa errada e para finalizar o inconforto de ver que aqueles que tanto queriam a greve decidissem por colher assinaturas para rever a "Greve" cuja desculpa era que queriam apenas dar uma mensagem ao governo.

Mas eu! Eu estava decidida pela continuação da greve, por motivos expostos na assembleia. Tenho ciência que toda decisão tem suas consequências.

Na assembleia me abstive do voto. E me abstive para poder FALAR. Expor meus motivos que são bem simples: nada de significativo foi ofertado aos bancários. Não houve contratações para melhorar o atendimento,  Não houve um ganho real acima da inflação. Não se ofertou melhores condições de trabalho. Não...nada..

A sensação era que a greve já tinha começo, meio e fim. Culpa do Comando Nacional? Culpa dos Sindicatos? Ou culpa nossa que não sabemos fazer greve.
 
Greve não é ir para a praia, viajar, descansar. Greve é lutar. Defender pontos de vista. Criar estratégias para vencer. Não queremos fazer piquete mas criticamos quem o faz. Queremos mais benefícios e mais salários, mas não nos expomos por medo de represálias, nem damos sugestões de melhoria.

Nossos olhos são miseráveis, temos miséria de amor próprio, de determinação e de um ideal. Diante do que aqui exponho posso dizer a vocês: EU ESTOU DE LUTO! Luto por deixar morrer o meu sonho de um banco melhor:para mim e para você. 

E se você compartilhar comigo este pensamento vista preto, também. Vista preto até dezembro que é o prazo dado para as compensações das horas de greve. 

Vou trabalhar vestindo preto e postar nas redes sociais. Esta é a minha greve. 


O luto é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. Segundo John Bowlby quanto maior o apego ao objeto perdido (que pode ser uma pessoa, animal, fase da vida, status social...) maior o sofrimento do luto. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas.( WIKIPEDIA)



 Te convido a



 VESTIR PRETO.

Arquivo do blog