domingo, 7 de outubro de 2018

Como você escolhe seu Contador?

Desde que tinha escritório de contabilidade, sempre tive a curiosidade de saber como uma pessoa escolhia seu contador. Afinal, você esta colocando nas mãos de terceiros a sua empresa que provavelmente é sua fonte de vida e renda e pode empregar uma ou milhares de pessoas. Ou não pensou assim?

Sempre que alguém me procurava vinha por indicação de alguém. A maioria vinha não atrás de um serviço de excelência mas de preço. Isso me decepcionava muito, afinal, para este não interessava o serviço em si mas quanto seria o "custo" ... não  o "benefício". 

Outra situação comum: escolhiam o Delegado do CRC - Conselho Regional de Contabilidade. Segundo os mesmos, acreditavam ser os melhores já que eram os Delegados do Conselho Regional de Contabilidade. Olha, posso dizer que o pensamento é lógico mas não corresponde a realidade. A Delegacia mais tem a ver com o carisma do contabilista junto a seus colegas do que sua competência contábil. Que fique claro que não estou dizendo que os Delegados não tem competência, mas que a escolha para a Delegacia se dá por questões políticas e de carisma.


O cargo de Delegado é exercido, como função de confiança, sem remuneração e os 21 Delegados são profissionais abnegados que dedicam parte de seu tempo em benefício da profissão contábil, com dedicação e empenho. O delegado, além de auxiliar o Conselho na organização dos serviços de fiscalização e registro, tem que ter também uma grande interação com a sociedade de sua jurisdição (classe contábil, empresarial, escolas, universidades, órgãos públicos municipal, estadual e Federal), um relacionamento político-social buscando divulgar a entidade na região onde atua, proporcionando, assim, uma maior aproximação do CRC/MS com o profissional e com a comunidade. Ele é o representante do Conselho na sua região, pois a Delegacia é uma extensão do CRC/MS.


Vamos a alguns fatos:

1. Quando você busca por um produto, o que busca nele? Só o custo? Ou o custo e o benefício? Por exemplo: uma TV. Temos várias no mercado. E quanto mais recursos ela tiver mais caro será. Um carro. Sem acessórios é mais barato que um quatro portas, com ar-condicionado, com cambio automático, etc..
2. A qualidade do produto e sua procedência é importante? Sim, temos TVs de fabricas desconhecidas que podem ser um tiro no pé. Um carro importado barato, mas sem peças de reposição no Brasil, outro tiro no pé. Já pensou quantos dias terá que esperar para esta peça chegar no Brasil?

Então, na Contabilidade acontece o mesmo. Muitas vezes o serviço mais barato sai muito caro por conta das obrigações acessórias que não foram cumpridas, por falta de conhecimento da legislação, por desatualização dos softwares contábeis, e principalmente, por falta de pessoal nos escritórios contábeis em número insuficiente para atender a quantidade de clientes contratados.

Muitas vezes, por conta do desconhecimento, quem indicou o contador está com suas obrigações contábeis em atraso e nem tomou conhecimento.
No meio contábil a cultura é de cobrar sempre menos que o colega cobrava. Assim você terá a certeza que ele será seu Contador. E fica rezando para ele não ir noutro, pois se for, ai terá que cobrar menos ainda. Não importando a que este está obrigado pela legislação, nem pelo seu porte. Nem liga para o colega para saber porque ele tirou a contabilidade de lá. Muitas vezes, esse cliente não pagou o colega por meses e ainda saiu sem pagar.

Outro ponto que acho interessante é  alguns contabilistas arcarem com os custos que são das empresas. Sempre fui a favor de que o cliente tem que entrar com um quite mensal de papel A4, pastas para arquivo, etc. 

Contrato de Trabalho, poucos o fazem e seus clientes nem pensam em fazer, afinal é "meu Amigo". Quando ambos deveriam se preocupar com os termos contratuais de forma a assegurar os serviços contratados. Bom para todos, pois caso se sintam prejudicados tem um documento legal onde se ampará.

Outro pensamento confuso. Para o empresário, tudo de novidade que aparecer é trabalho do contador, sem acréscimos nos honorários. Hoje, tudo está informatizado, e a necessidade de maquinário novo, internet banda larga, segurança digital, treinamentos e capacitação do pessoal contratado, novas contratações de empregados para o escritório, são custos, e altos, que o empresário não aceita existir para não ter que aumentar os honorários. Não leva em conta nem que ele começou pequeno e que sua empresa cresceu e com ela uma séria de obrigações. "Não! O Contador esta sendo pago para isso." Pura ignorância ou descaso. E o contador que cobra sempre menos que o colega anterior terá um custo que não pode arcar. Consequência? Ele não ira cumprir com as obrigações por não ter condições para isso. E quem arcará com o custo, afinal? Sim, Você! Que não entendeu o perigo de pagar sempre menos por um serviços essencial para a sobrevivência de sua empresa. 

Temos até aqui um jogo de ganha-perde. Já ouvi falar nisso? Como empresário tenho certeza que sim, mas como Contador aposto que não. Recomendo a leitura de um artigo muito legal: ENTENDA A RELAÇÃO DA TEORIA GANHA-GANHA E GANHA-PERDE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL disponível no site: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-relacao-da-teoria-ganha-ganha-e-ganha-perde-no-contexto-organizacional/

O que recomendo:
  1. Saber se quem indicou tem sua contabilidade com os balanços,  balancetes e outros instrumentos financeiros disponibilizados ao cliente dentre de mês, trimestre, semestre e Anual?
  2. Qual as queixas que seu colega tem do contador que ele indicou? E como foram solucionadas.
  3. Com que frequência recebe ligação do escritório contábil, caso não encaminhe semanalmente os documentos (originais) ou então o XML com os dados contábeis para alimentar o sistema e assim poder gerar e cumprir com as obrigações contábeis.
  4. Com que frequência o Contador conversa com o cliente em busca de novas informações ou na descoberta de algo que você não sabia que era importante.
  5. Quantos empregados tem o escritório? E suficiente para a quantidade de clientes contratados? Imagine um escritório com seis empregados e 200 clientes. Você acha que com toda a tecnologia existente, será suficiente para a quantidade de obrigações que a sua e as outras empresas tem?
  6. Os empregados tem treinamento diário, semanal ou mensal?
  7. Você conhece quais obrigações sua empresa esta sujeita? Seus prazos? E quais as consequências se elas não forem cumpridas?
  8. Sorria, toda vez que seu contador entrar em contato com você ou for na sua empresa: ele é o responsável direto do sucesso "invisível" que te mantem no negócio.

Parabéns, agora você tem um Contador que é a Sua Cara! 

Arquivo do blog