domingo, 14 de maio de 2017

O que seria do mundo sem a existência da Contabilidade?

O tema: O que seria do mundo sem a existência da Contabilidade? Eu li no livro Contabilidade Geral de Szuster e Cardoso. Então, decidi escrever sobre o assunto. Me lembrei de um power point que meu marido me ajudou a fazer que mostrava a contabilidade por meio de um casamento. Partindo deste pensamento, podemos pensar na contabilidade no nosso dia-a-dia. Começando com nossas finanças pessoais.

Você pode até não entender o que é débito e crédito, nem receitas e despesas, mas com certeza entenderá o que é entrada e saída de dinheiro, ou de bens, ou de direitos e deveres. Já percebeu? A Contabilidade está inserida na sua vida!

Pensando na Contabilidade das Pessoas Físicas. Vamos montar a nossa Contabilidade: Quais são seus bens? Sua casa, seu carro, seu celular, o dinheiro que tem em mãos ou no banco. Agora, quais são suas obrigações? O aluguel da casa, o pagamento da prestação do carro, o pagamento das taxas bancárias, etc...Então como fazer o registro disto tudo?

A melhor forma de controlar suas finanças é fazendo um planilha onde de um lado você tem as receitas(entradas) que é o seu salário, um empréstimo recebido, a venda de algum bem, e do outro você tem suas contas a pagar. No final terá um saldo positivo ou negativo. Fazendo uma provisão semestral e acompanhando o que realmente se concretizou você estará no controle de sua contabilidade.

Saindo da visão familiar, vamos para as empresas. Tenha como empresa qualquer empreendimento que vise ou não ao lucro, que seja parte da administração direta ou indireta. Nenhuma delas viverão sem contabilidade. Acredite, não existe um só negócio que não precise de Contabilidade. Ela é o norte para o administrador. Com suas informações precisas o administrador será capaz de saber como a empresa está com lucro ou com prejuízo; o que fazer para mudar o cenário quando negativo. Que mercado atuar, etc... Esse é o foco da Contabilidade as Empresas. A Contabilidade é a linguagem do mundo dos negócios.

Szuster e Cardoso definem que a Contabilidade é  uma indústria que tem como matéria-prima os dados econômico-financeiros que são captados pelos registros contábeis e processados de forma ordenada, gerando como produto final as Demonstrações Contábeis.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das empresas. Por meio dela que se controla e registra todos os bens, direitos e obrigações. E para quem serve estas informações? Servem para nós, para os bancos, para os sócios, para os fornecedores da empresa, para seus empregados, e para o governo. Cada um com um interesse diferente e fins determinados. A gente quer saber se a empresa está bem com bons produtos a nos servir, os bancos que vivem de emprestar dinheiro querem saber como vai a saúde financeira das empresas, os fornecedores precisam saber se a empresa tem como honrar seus compromissos, os sócios se ha lucro, e o governo que sua parcela dos impostos e contribuições. É uma verdadeira ciranda de números e interesses. Uma roda sempre a girar.

Não, nada existe sem a contabilidade.

Veja como nasceu a contabilidade:

 

Bibliografia

Szuster, Natal. Cardoso, Ricardo Lopes...[et all.]. Contabilidade Geral: introdução à Contabilidade - 2a. ed. - 4. reimpr - São Paulo: Atlas, 2010.


Arquivo do blog