domingo, 2 de fevereiro de 2014

Quem se prepara para as despesas do início do ano?

Você já parou para pensar quanto temos que gastar no inicio do ano? Se você tem carro, IPVA, Seguro do carro. Se você tem imóvel tem IPTU. Se voce tem filhos: colegio, material escolar, fardamento.Se é profissional liberal: ISS, Conselho Federal da categoria. E se formos empresa temos um rol de obrigações acessórias como a RAIS, DIRF, Declaração de Inatividade etc.

Tudo bem a empresa provavelmente terá um ganho a mais nas vendas que poderá vir a arcar com despesas além do orçamento. Mas, nós, assalariados como faremos?

Outro dia ouvi que era com o 13 salario que fazemos tudo isto, mas o mesmo a gente recebe em 20 de dezembro antes do Natal e do Ano Novo. É obvio que será usado para comprar os presentes de Natal dos filhos, dos amigos, dos porteiros, dos auxiliares da copa, dos colegas de trabalho. Além de financiar aquela viagem de fim de ano ou então a confraternização.

Será que falta bom senso por nossa parte ou por parte de uma sociedade, bem como do governo,  que se aproveita deste momento do 13 salário para fazer com que ele pareça um multiplicador de pães?
Matematicamente falando o 13 salário é inversamente proporcional a quantidade de obrigações existentes por conta dele.

Então, pense realmente que o 13 salário é um salário a mais no ano, assim decida como realmente será usado. Não há mistério.

Arquivo do blog