quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eneagrama? Do que se trata?




Foi durante o Congresso de RH em Ribeirão Preto, promovido pela Moraes Cursos e Treinamentos, que ouvi pela primeira vez sobre o assunto "Eneagrama".

Se é um assunto novo? Não! Existe a mais de cinco mil anos. Somente a partir do seculo XX é que chegou no ocidente. E no Brasil, com força total por meio da empresa Iluminatta http://www.iluminattabrasil.com.br/. Seu divulgador é o  diretor da iluminatta e palestrante de evento, Nicolau Cursino, (foto ao lado).

A palestra girou em torno de apesentar o Eneagrama e o mapa de desenvolvimento com os nove tipos de personalidade.

A importância do uso desta ferramenta nas organizações está no fato dela servir de auto-conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, criando assim um mapa de comportamentos cujo objetivo é identificar os  pontos positivos e negativos dos comportamentos entre os membros da organizção e como ajudá-los a melhorar e aperfeiçoar suas performance. Conhecendo a si mesmo, você conseguirá desenvolver habilidades, corrigir pontos fracos e potencializar os fortes, de uma maneira  mais simples. Fazendo com que os trabalhos em equipe gerem melhores resultados com maior eficácia e eficiência.

Breve descrição dos tipos de personalidade.

1 Perfeição - sua atenção vai para tudo aquilo que não está perfeito ou está incorreto. Entende que as regras e normas devem ser seguidas e que há uma maneira mais correta do que as outras de se fazer as coisas. Acredita que tem a obrigação de corrigir os supostos erros que encontra.

2 Presteza - sua atenção vai para as necessidades de alguns que considera especiais e para atender a essas necessidades. Tem dificuldade de admitir suas reais necessidades próprias e para aceitar ajuda. Acredita que tem de fazer pelo outro para ser merecedor.

3 Performance - sua atenção vai para o alcance de metas, para a superação e a competitividade. Acredita que tem de fazer o tempo todo para ser merecedor e que as coisas não vão acontecer caso ele mesmo não ponha a mão na massa.

4 Profundidade - sua atenção vai para aquilo que está faltando. Apresenta intensidade e frequente variação emocional. Para ele o passado e o futuro são coloridos, enquanto o presente é preto e branco. Acredita que foi privado de algo e que os outros têm esse algo.

5 Privacidade - sua atenção vai para as demandas de sua energia, do seu tempo e para a invasão do seu espaço. Busca autosuficiência, informação e lógica. Acredita que tem que se proteger de um mundo que exige muito e dá muito pouco.

6 Precaução - sua atenção vai para o mapeamento de possíveis riscos no futuro, imaginando diferentes cenários e se preparando para o pior deles. Busca segurança e tem intensa atividade mental. Acredita que tem que obter proteção em um mundo que não se pode confiar.

7 Prazer - sua atenção vai para diferentes possibilidades e alternativas otimistas no futuro. Busca experimentar muitas coisas, das quais quase nunca realmente se aprofunda em alguma. Acredita que a vida frustra e limita as pessoas e que por isso, deve sempre ver o lado positivo das coisas.

8 Poder - sua atenção vai para a injustiça e o controle do poder. É direto, impactante e orientado para a ação, muitas vezes agindo antes de pensar. Acredita que deve ser forte, poderoso e proteger os mais fracos em um mundo difícil.

9 Paz - sua atenção vai para a harmonia e a tranqüilidade. É avesso a conflitos e tem dificuldade em dizer não às demandas externas, frequentemente tendo sua agenda priorizada por atividades de outros. Acredita que você tem que se harmonizar para ser valorizado.

Fonte de Pesquisa:

CURSINO, Nicolai. Eneagrama. Disponível no site: http://www.iluminattabrasil.com.br/solucoes_eneagrama.php. Acesso em 16.06.2011

Arquivo do blog