Administrar para Lacombe tem como essência obter resultados por meio de pessoas que ele (administrador) coordena.
Podemos apontar como as principais funções administrativas:
- Fixar objetivos;
- Analisar e conhece os problemas;
- Organizar e alocar recursos(financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);
- Comunicar, dirigir e motivar pessoas;
- Negociar;
- Tomar decisões; e
- Mensurar e avalilar(controlar).
Para se administrar algo deve-se primeiro planejar. Fazer uma análise do SWOT - Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
Pensando deste forma, vamos fazer um link com o SPED - Sistema Publico de Escrituração Digital. O profissional responsável para registrar e controlar as informações dos fatos contábeis é o Contador, ou Contabilista ( Contador ou Técnico Contábil). Com este perfil temos que diante do SPED o Contabilista exercerá mais ainda sua função gerencial.
- Forças - software ou ERP utilizado pela empresa; pessoal qualificado;
- Fraquezas - sistemas incompatíveis com a realidade da empresa; pessoal sem formação continuada, desinteresse do administrador em entender e acompanhar as mudanças contábeis;
- Oportunidades - softwares existentes no mercado direcionados para o SPED; Concorrentes com pouco conhecimento, mercado carente por profissionais qualificados; O governo como aliado da empresa;
- Ameaças - o governo de olho nas informações geradas e suas incosistências;
Para a geração da informação que alimentará o SPED torma-se indispensável que o contador faça uso de uma mão-de- obra qualificada, voltada para a ética e para a qualidade da informação com base nos seus conhecimentos técnicos.
Com base nas principais funções administrativas podemos planejar a execução do SPED, nas empresas, da seguinte maneira:
- Fixar objetivos - Gerar o SPED;
- Analisar e conhece os problemas - Qual software dispõe a empresa? Usa ERP? Qual o nível de conhecimento tem os empregados em relação aos softwares utilizados pela empresa? Qual o nível de conhecimento tem os empregados responsáveis pela geração das informações de seu setor?;
- Organizar e alocar recursos(financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos) - selecionar os empregados com o maior nível de conhecimento para cada área específica do SPED, rever a política salarial de acordo com a especificação de cada empregado, capacitar os empregados para a escrituração do SPED, verificar o nível de segurança entre as informações geradas pelo sistema e pelo SPED;
- Comunicar, dirigir e motivar pessoas - Comunicar as pessoas do real motivo do SPED e da preocupação com a ética neste processo, determinar que as pessoas leiam sempre dando uma hora por dia para compartilhar conhecimentos;
- Negociar - Falar com a administração sobre a necessidade de investir na educação continuada de seus empregados, compartilhamento da cultura ética;
- Tomar decisões - tornar o SPED viavel sem medos, mostrando que a forma mudou mas a essência da escrituração não; e
- Mensurar e avalilar(controlar) - Ter pessoal qualificado para revisão do trabalho efetuado e/ou softwares capazes de fazer uma varredura na busca de erros comparando os dados do sistema da empresa com os do SPED .
Fácil, simples e viável? Sim, o problema é ainda se faz muito terrorismo quanto ao SPED. Precisa-se pensar que o SPED não mais é do que o que já fazemos, escriturar, colocar no papel (software) o que está em outros papeis( documentos: nota fiscal, recibos, darfs, ets...). Armazenando (escriturando) esses dados para a geração de relatórios que irão ajudar nas tomadas de decisões das empresas. O único fator que precisa ser visualizado é que agora a informação é on-line. Já não teremos, mas ainda temos, meses para entregar a DIPJ, as informações do ICMS, IPI, ISS, INSS, e outras mais. Sendo neste ponto que a Ética fará a grande diferença.
Ser ético é fazer a coisa certa. O empregado responsável pelo SPED deve ser ético a ponto de afirmar não saber um certo fato e buscar sabê-lo e não omitir tal fato com medo de perder o emprego e dar uma informação incorreta apenas pensando em si mesmo.O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm)
Cabe a nós Contabilista a responsabilidade pelas informações geradas e principalmente por quem gera estas informaçãos. Nós, também, temos que ser ÉTICOS.
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