Manoel Dias inaugura Central de Atendimento do MTE
Ferramenta
é mais uma ação de modernização do órgão e funcionará como um canal de
comunicação direto entre o cidadão e a instituição
Brasília, 28/04/2015 - O
ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, inaugura nessa
quinta-feira (30), a Central de Atendimento do MTE, Alô Trabalho.
Trata-se de mais uma ação de modernização que tem como objetivo expandir
a capacidade de atendimento do órgão e funcionará como um canal de
comunicação eletrônico e humano, direto, entre o a instituição e o
cidadão, em âmbito nacional.
A Central Alô Trabalho será acessada
pelo número 158 e a chamada poderá ser feita, de forma gratuita, de
qualquer telefone fixo público ou privado. Há também a possibilidade de
acesso via telefonia móvel. Nesse caso, no entanto, os custos são por
conta do usuário.
O atendimento eletrônico será feito por
meio de informações pré-gravadas onde o usuário, utilizando-se de menus
(árvore de voz), escolherá a opção desejada. Esse atendimento
funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso o usuário não
encontre sua informação no atendimento eletrônico, terá a opção de falar
com um atendente. O atendimento humano funcionará de segunda a
sexta-feira no horário entre 7h e 19h.
A Central prestará informações sobre os
serviços e programas do MTE, como por exemplo: legislação trabalhista,
declaração Caged, RAIS, Seguro-desemprego, Abono Salarial, Carteira de
Trabalho e etc. A expectativa é que sejam atendidos, em média, 26.700
usuários/dia no atendimento telefônico/humano, totalizando uma média de
587.400 usuários/mês.
Composta por estrutura que combinará telefonia e informática a Central foi planejada para ter 157 Posições de Atendimento (PAs)
operando de forma simultânea, sendo que cada PA funcionará
ininterruptamente por 12 horas diárias. Além do atendimento telefônico o
Alô Trabalho contará ainda com equipe de multimeios para responder as
mensagens enviadas pelo Fale Conosco http://portal.mte.gov.br/faleconosco/ e com
pessoal de suporte responsável pelo gerenciamento e monitoramento do
serviço, de forma que o atendimento atinja o nível de excelência de
qualidade pretendido.
Com a inauguração da ferramenta o
usuário terá mais conforto quando da solicitação e agilidade na obtenção
da informação e ainda economizará tempo de dinheiro uma vez que não
terá que enfrentar deslocamentos desnecessários nem filas ao buscar
dados a respeito dos programas e serviços oferecidos pelo órgão.
Há ainda a previsão de implementação da
Consulta Automatizada a Benefícios, onde o usuário poderá consultar a
liberação do seguro-desemprego e abono salarial, sem a necessidade de
falar com um atendente. A partir da interação direta com a Unidade de
Resposta Audível (URA) o usuário ouvirá instruções, fornecerá os dados e
receberá de forma vocalizada e a informação disponível em um banco de
dados.
FONTE: MTE
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