terça-feira, 19 de junho de 2012

Momentos Mágicos - 2o. Congresso de RH - Ribeirão Preto - SP

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A moça de boina vermelha chama-se Silvia Moraes, responsável pelos momentos mágicos vividos por todos nós nos três dias de congresso. Sim, ficamos encantados com a qualidade dos palestrantes e com o público de um nível  acima das expectativas. Todos queriam ouvir e serem ouvidos.

O rapaz ao lado é Maurício Gois autor de um livro muito interessante chamado "O que o futuro me contou". Leiam, pois aprenderá com o futuro a ser uma pessoa ainda melhor. Seu tema foi o "RH Vendedor". Defende a uniformidade e não a igualdade. Que devemos focar nos valores, nas atividades, nas competências e nos resultados para um bom trabalho em equipe e um resultado eficaz. O funcionário deve pensar com o dono da empresa. Que devemos aprender a vender ideias e não produtos, ao falar olhar nos olhos, empoderar o nome do outro, elogiar para motivar sempre. Vender é dizer "Sim", é transformar desvantagens em 10 vantagens. 

Mas já não bastava o saber, agora, o ilusionismo irá criar a fantasia necessária para engrandecer cada momento.



Atila e Rosi, o casal do ilusionismo, nos faz transformar o Não no Sim. Mostrando que um bom trabalho em equipe transforma objetivos em metas e metas em resultados. Fazendo uso do pensamento positivo vamos focar no problema e sem mágicas seremos capazes de treinar nosso cérebro para o sucesso.

Devemos ser um "eterno aprendiz" segundo Jansen de Queiroz. Em sua palestra ele diz que Tempo não é dinheiro é Vida. Fala do valor motivacional do Feedback, do controle de desvios, da humildade em pedir ajuda. Afirma que vendemos não um produto qualquer( frase minha) mas "vendemos conhecimento". Que para termos sucesso junto a nossa equipe, devemos sempre saber onde queremos chegar. O RH deve conhecer a cultura organizacional da empresa para que assim possa contribuir com seu sucesso. Afirma que devemos trabalhar a própria mudança antes de tentar mudar o próximo. Que a empresa deve primeiro definir seus valores para depois traçar sua missão e visão. Assim como ter em mente que a mudança é um processo evolutivo, então temos que nos adaptar às mudanças inevitáveis neste mundo da informação e na era do conhecimento.

Para Jose Carlos M Chaer estratégia é traçar o que você quer para o futuro. Que nosso maior desafio é entender que negociamos o tempo todo, que para haver relacionamento precisa haver comunicação, estaremos sempre dependendo do outro para realizarmos nosso trabalho. Peço desculpas, pois fico devendo maiores comentários, mas tenho que confessar: Chaer me pediu para tirar fotos dele e por conta disto não fiz todas as anotações necessárias para expressar os seus pontos de vista defendidos no congresso. Mas fica aqui uma pequena amostra de sua palestra:


Quanto a minha palestra o foco foi na qualidade da informação. Por quê? Por conta que quem implanta a informação são as pessoas e se estas não forem éticas para zelar pela correta aplicação de seu trabalho sem a devida base técnica poderá gerar uma informação falsa, sem consistência. Onde defendo que devemos aprender a aprender, a conviver, a fazer e a ser para podermos realizar nosso trabalho com seriedade  tendo por base, também, o relacionamento interpessoal,  a ética e o conhecimento técnico. Estamos diante de uma revolução da TI na área contábil. Hoje a escrituração é eletrônica e on-line o SPED - Sistema de Processamento Eletrônico de Dados - por conta disto devemos ter todo um zelo pelas informações geradas para, também, não incorrer em autos de infração. Vejo como solução para o SPED a união da Contabilidade com o Recursos Humanos fazendo uso da educação corporativa para desenvolver nas pessoas o relacionamento interpessoal, a ética, e os conhecimentos técnicos necessários para a geração das informações que servirão de base para a tomada de decisão dos administradores das empresas. Afinal, o maior bem da organização são as pessoas e sem elas não há informação, não há lucro.

Pensem há empresas sem as pessoas? Há trabalho em equipe sem um bom relacionamento interpessoal? Há resultados eficazes sem ética? Há informação com qualidade sem conhecimento técnico? Há lucro sem tudo isto?


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