Aplicativo diminui burocracia e proporciona agilidade na restituição dos pagamentos recolhidos indevidamente
Brasília - Os donos de micro e pequenas empresas que
recolheram a mais na hora de pagar o Supersimples não precisam mais
comparecer a uma agência da Receita para solicitar a compensação do
crédito. Foi lançado no portal
do Simples Nacional o aplicativo Compensação a Pedido. Por meio desse
sistema é possível processar a compensação de forma imediata pela internet.
Essa iniciativa vai proporcionar mais celeridade e menos burocracia
nas contribuições dos pequenos negócios. “Quanto menos tempo o
empresário perde com burocracia, mais tempo ele tem para se dedicar ao
seu negócio e, consequentemente, a gestão da empresa sofre uma melhoria
de qualidade”, afirma o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick.
Para acessar o aplicativo, basta entrar no portal do Supersimples, ir
na aba Serviços, depois clicar em Cálculo e Declaração e entrar em
Compensação a Pedido. A compensação de créditos apurados no Supersimples
pode ser usada para a extinção de débitos também apurados no mesmo
sistema de tributação. O usuário também pode consultar as compensações
já realizadas e cancela-lás.
Outro ponto muito importante é que pessoas jurídicas que se encontrem
como não-optantes no Cadastro do Supersimples, mas que já foram optantes
e possuem valores passíveis de serem compensados, poderão utilizar o
aplicativo para realizar a compensação de débitos anteriores.
O Supersimples foi criado em 2007 para simplificar e reduzir os
pagamentos de impostos. O sistema, que é visto como uma minirreforma
tributária, unifica oito tributos em um único boleto e reduz em até 40% a
carga tributária. Atualmente, existem 8,3 milhões de empresas optantes
por esse regime.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
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