Rentabilidade e lucratividade possuem conceitos distintos que
precisam estar bem definidos para que o administrador de PME entenda com
clareza o que se passa com o seu negócio. Uma empresa pode ser
lucrativa e ainda assim não ser rentável, daí a importância de perceber
as diferenças.
Um preço bem definido pode fazer do produto um item competitivo, o
que gera consequências para a lucratividade. Já para identificar se um
produto é mais rentável que outro será necessário conhecer o conceito de
rentabilidade. Entenda as diferenças e elimine de uma vez as suas
dúvidas!
Rentabilidade
É sempre confundida com lucratividade, no entanto implica uma análise
mais abrangente. Seu conceito está relacionado à capacidade do
investimento em um determinado estoque de produtos gerar lucro.
Para saber se uma empresa ou mesmo um produto é rentável, é preciso
saber se os ganhos obtidos superam, no caso do produto, o investimento
feito no estoque dele, no caso da empresa, o investimento feito na
própria empresa.
Vender demais nem sempre será sinônimo de rentabilidade, podendo até
camuflar alguma situação problemática. Se um produto está sendo vendido
por um preço e depois é aplicado um desconto a esse preço isso gera um
percentual de aumento nas vendas que pode não ser significativo para o
faturamento total das vendas.
Vender muito por um preço menor pode até reduzir a receita, em vez do
efeito contrário. É preciso ter cautela ao definir estratégias de preço
ou promocionais para evitar situações que definitivamente não sejam
interessantes para o negócio.
A rentabilidade envolve no seu cálculo, assim como a lucratividade, o
lucro líquido. Talvez por isso haja alguma confusão entre os conceitos.
A fórmula para encontrar o valor correspondente à rentabilidade é:
Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 ÷ Investimento
No contexto das empresas, a rentabilidade é uma característica que
desperta o interesse de investidores. Porém, para ser considerada
rentável, a sua receita deve ser maior que seus custos fixos e despesas.
Lucratividade
Implica na relação entre o lucro líquido e a receita total e pode ser encontrada através da fórmula:
Lucratividade = Lucro Líquido x 100 ÷ Receita total
É uma variável que indica o que se ganhou com a venda de determinados
produtos. É importante conhecê-la para poder precificar com segurança. O
cálculo do preço de custo, por exemplo, é um meio que contribui para
que se determine o preço de venda de forma consciente, conhecendo a
margem de lucro com a qual vai operar.
Custos de venda, preços e estratégias da concorrência são fatores que
influenciam a definição do preço do produto. Obter lucratividade vai
depender sempre dos resultados das vendas, do lucro obtido (depois de
retirados os custos) por item vendido.
Resultados financeiros
Tanto a rentabilidade quanto a lucratividade estão ligadas aos
resultados financeiros do negócio. Um produto que fica por muito tempo
parado no estoque tem a sua rentabilidade comprometida. Já a receita
obtida com as vendas vai dizer algo a respeito da lucratividade.
Saber responder se um investimento trouxe ou não um retorno
satisfatório é uma visão mais abrangente, envolve uma percepção quanto à
rentabilidade de um negócio ou de uma linha de produtos.
É essencial perceber que os resultados financeiros da empresa têm
implícito algumas leituras possíveis: insuficiência de recursos para dar
continuidade ao negócio, limite de recursos mínimos que apenas
mantenham o negócio ou ainda a afirmação de prosperidade da empresa.
Fonte: Zeropaper
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