quarta-feira, 9 de outubro de 2024

FGTS DIGITAL



O FGTS Digital trouxe mudanças significativas na forma de cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS para os empregadores. 

Então, é melhor, você empregador, conhecer os vídeos ofertados no site do Ministério de Trabalho e emprego, bem como o ambiente de testes uma vez que passou a ser obrigatório a partir de janeiro de 2024

O que é FGTS Digital

O FGTS Digital é uma plataforma virtual de sistemas integrados. Já o objetivo da tecnologia, de acordo com o próprio Governo Federal, é integrar sistemas para gerenciar os mais variados processos sobre obrigações do FGTS. 

Com isso, as empresas podem cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

A sigla significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que, na prática, quer dizer uma garantia para trabalhadores demitidos sem justa causa.

E para que haja essa segurança, todo mês, as empresas precisam pagar a chamada (GRF) Guia de Recolhimento do FGTS. O valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores. 

A novidade, ou seja, a plataforma do FGTS vem justamente para substituir a (GRF) e unificar outros serviços em uma só plataforma que é o eSocial.

Como acessar o FGTS Digital?

Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. Esse é um meio seguro e confiável para que qualquer usuário possa ter acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive quanto aos registros do FGTS.

Com seu usuário e senha em mãos, é possível acessar todas as informações sobre sua conta, saques e demais aspectos relevantes. Mas para ter acesso a esses recursos é obrigatório ter uma conta gov.br com um nível de validação prata ou ouro.

Para a empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação.

Em resumo:

    • Tipos de acesso:
      • Via senha gov.br (selo prata ou ouro)
      • Certificado digital
    • Quem:
      • Titular (Meu Perfil)
      • Responsável Legal pelo CNPJ na base da RFB
      • Procurador devidamente cadastrado no sistema de procurações do FGTS Digital

Algumas facilidades:

  1. Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  2. Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  3. Individualização dos extratos de pagamento;
  4. Verificação de débitos em aberto;
  5. Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Fontes:


Nenhum comentário:

Arquivo do blog